Dia Nacional da Consciência Negra – ESPA


No dia 20 de novembro comemorou-se o Dia Nacional da Consciência Negra e, em decorrência dessa data, o Educandário São Pedro de Alcântara realizou a culminância do Projeto “Amizade não Vê Diferença“, baseado nos livros: “Menina Bonita do Laço de Fitas”, “Pretinho Meu Boneco Querido” e “Bonequinha Preta”. Este teve início no mês de agosto, com os alunos do Integral, sob a responsabilidade da professora Marcela.

O Projeto foi recheado de várias atividades referentes à diversidade racial, tais como: produção de texto; dramatização; confecção de boneca e o boneca de pano Negra(o); exposição de trabalhos feitos com argila etc.

A culminância foi no dia 25 de novembro, com uma apresentação do Maculelê, dança trabalhada com os alunos, com a ajuda da professora Laila, mostrando um pouco, do folclore brasileiro de origem afro-brasileira e indígena. O Maculelê é uma forma de dança que simula uma luta tribal usando como arma dois bastões, com os quais os participantes desferem e aparam golpes no ritmo da música.

Foi um sucesso!


↩ Voltar