Capítulo da Misericórdia – 1º dia


De 02 a 04 de Junho de 2017 todo o Instituto, de todos os países em que atuam está celebrando o Capítulo da Misericórdia, em comunhão às raízes franciscanas que, por ocasião à Solenidade de Pentecostes e convocada por São Francisco de Assis, celebravam o Capítulo das Esteiras.

Na Província Nossa Senhora Aparecida, deu-se início com um momento uma Celebração Penitencial, cujo tema foi “Com Maria Renovai-nos nas Fontes da Misericórdia”. “A alegria de sermos consagradas discípulas missionárias entusiasma-nos a viver de forma renovada este Capítulo da Misericórdia. Fazemo-lo, em ambiente de celebração dos 300 anos da Aparição de Nossa Senhora Aparecida, na perspectiva de uma vida renovada. Como Maria, felizes, porque acreditamos, queremos percorrer um caminho de conversão até Jesus Cristo e renovar-nos nas Fontes da Misericórdia. Pela fidelidade da presença de Maria caminheira com Jesus, vamos tecendo, compondo e recordando no coração os acontecimentos e palavras da vida”, foi a motivação do momento penitencial.

O ponto alto foi a celebração do Perdão, a partir da dinâmica das pétalas de rosas, simbolizando o amor misericordioso de Deus que, como a rosa. Ela contém beleza e perfume. Deus, no seu encanto e formosura, é capaz de desfazer-se para deixar em nós um pouco de seu perfume, de sua beleza. Como Deus se doa ao nos dar a vida, deixando em nós sua marca e seu perfume cada irmã foi convidada a abençoar outra irmã com o perfume que Deus colocou em sua vida, molhando suas mãos na água perfumada pelas pétalas, molhando a fronte do outro dizendo: “Recebe o meu perdão e perdão de Deus. Recebe a benção do Deus Pai, Filho e Espírito Santo, que te ama com amor infinito!

Como conclusão da celebração, ao Redor de Nossa Senhora Aparecida, a mãe e modelo da Misericórdia, as irmãs consagram suas vidas e a vida do instituto, pedindo o dom de receber e dar misericórdia, com a seguinte oração:

Ao olhar-te Mãe, deparo-me com teus olhos ternos e pacificados. Olhar de uma mulher que foi encontrada, atraída e amada por um Deus justo, fiel e misericordioso.

No teu olhar revela-se a grande verdade: “Se Deus pode tornar fecunda uma estéril, por que não pode fecundar a quem Ele aponta a maternidade?”

Ó Maria, tu que és a Mãe do Infinito Amor, gera-nos no amor para sermos como tu és: Mãe da Misericórdia, Consoladora dos aflitos e Perpétuo Socorro. Aprendemos contigo a sermos misericordiosas, consolo e socorro.

Mãe, como tu, temos muitas vezes que deixar Nazaré para realizarmos a vontade de Deus. Ensina-nos ó Mãe do Belo Amor a deixar os projetos pessoais e nos lançarmos nos projetos de Deus. Sabemos que não somos chamadas a entendermos o Mistério, mas aderirmos e amá-Lo.

Pedimos, Mãe, que venhas soltar as velas para que o mar da fé, da esperança e da caridade venha a se abrir para sermos um só povo em um só movimento e em um só coração rumo à eternidade.

Nossa Mãe especialíssima, como tuas filhas, temos a graça de adentrar no teu coração imaculado e permanecer neste local da Misericórdia, onde seremos reconstruídas na nossa dignidade de filhas de Deus.

Contigo podemos afirmar: “Minha alma proclama a grandeza do Senhor… Sua Misericórdia se estende de geração em geração”. Amém!

 


↩ Voltar