2º Encontro – JUNINTER CRB- Minas


Que todos nós que acreditamos em Deus

Saibamos viver em paz e dialogar

Que todos nós que cremos que Deus é pai

Saibamos nos respeitar e nos abraçar!

                                                                                                                     Pe.Zezinho – Canção ecumênica

Embalados por esta linda canção, nos últimos dias 18, 19 e 20 de agosto, aconteceu, em Belo horizonte, o segundo Juninter de 2017, como o tema: Ecumenismo e Diálogo inter-religioso. O encontro aconteceu no Recanto Santo Agostinho, em Mário Campos. Um lugar privilegiado pela localização, espaço de encontro e área verde, além do lazer que se proporciona. A Equipe de coordenação composta pelos próprios junioristas e o auxílio e acompanhamento de Irmãs e Irmãos da CRB, organizaram um ótimo momento de partilha e crescimento para cada um de nós.

Desde a escolha do tema abordado fomos felizes. Como se faz necessário unir forças para percorre em busca de um mesmo ideal, de uma sociedade mais justa e fraterna. Quantos preconceitos e mitos nos cercam ainda hoje ao se tratar de questões religiosas. E quanto tempo perdemos com os olhos fixos naquilo que nos separa, ao invés de celebramos aquilo que nos une e nos faz irmãs e irmãos, filhos amados de um mesmo Pai.

No primeiro momento tivemos um bate papo com um especialista em Ciência da Religião, Alex Kiefer, professor da PUC, que muito nos esclareceu sobre o assunto. Conversamos sobre Sincretismo, fundamentalismo religioso, além de concluirmos a distinção entre Ecumenismo e Diálogo inter-religioso. A simbologia de diversas religiões também foram citadas e brevemente esclarecidas.

Outro momento singular foi a divisão dos formandos em oficinas, onde se fizeram presentes representantes de diversas religiões, como, a pastora Analí da igreja luterana, o babalorixá Erisvaldo de Ogum, o Sheik marroquino radicado no Brasil há 26 anos Mokhtar Elkhal que nos esclareceu sobre o Islamismo e a União Espírita Mineira. Também contamos com a presença de Romero, chamado Sri Krsna Murti Dasa, membro da Sociedade Internacional da Consciência de Krishna.

Num clima de acolhida, descontração e desejo e abertura para conhecer o outro, vivemos momentos de encontro, conversa, questionamentos, partilhas e trocas. Para extinguir o preconceito o primeiro para se dá no conhecer o outro numa atitude de abertura e respeito ao diferente. Ainda neste clima de diversidade encerramos o sábado com uma bela festa das culturas, onde todos levaram um pouco de si, de seus lugares, suas raízes, sua cultura.

Viva a diversidade! Viva o respeito! Viva a unidade!

Filhos do universo

Filhos do mesmo amor

Saibamos amar uns aos outros

Ouvir o que o outro nos tem à dizer

E sem combater

Sem desmerecer

Primeiro escutar

Depois discordar

Por fim, celebrar e orar

E adorar e servir a deus

E ajudar e ajudar as pessoas

E respeitar os ateus!


↩ Voltar