Encontro de Junioristas da Província


Nos últimos dias 12 a 15 de outubro aconteceu, no Rio de Janeiro, em Paquetá, o segundo encontro de junioristas de 2017. Foram ricos momentos de oração, reencontro, partilha e convivência fraterna. Saímos de nossas fraternidades, movidas pelo entusiasmo e a alegria de compartilharmos cada instante e não foi diferente. Iniciamos com a partilha das Irmãs Fabiana, Rejane e Jaiara, referente à bela experiência feita nas terras de nossos Santos patronos e na cidade onde nascemos. Com isto, grava-se a certeza de que “quanto mais próximo à fonte, mas pura é a água.” E reaviva-se em cada uma de nós aquele mesmo ardor do qual puderam sentir bem de perto, visitando lugares tão significativos para nossa espiritualidade. Lugares onde tudo fala das origens. Cada centímetro percorrido, cada símbolo, cada canção, cada Irmã.

Sob a orientação de Irmã Rose e com o auxílio de um texto, escrito por Frei Júlio sobre os pilares de nossa vida: Oração e devoção, Fraternidade, Pobreza e Minorismo e Missão-Evangelização, dialogamos sobre o valor, a necessidade e a prioridade que o ESPÍRITO DE ORAÇÃO E DEVOÇÃO precisa alcançar em nossa vida e missão cotidiana.

Rezamos, partilhamos, refletimos e nos confrontamos diante da Palavra e nos debruçamos sobre os quatro pilares que nos encaminham na busca em viver nosso Carisma que está na regra TOR, que são pontos a serem observados de forma que um complementa o outro e se deixarmos de viver um, não vivenciamos nenhum deles. Dividimo-nos em grupo e nos foi proposto apresentar de forma simples como o ponto da regra que fala sobre o Espírito de Oração e Devoção. Sabendo que todos os outros três perpassam por este pilar sem distinção. Concluímos que este Espírito deve ir muito além dos momentos de oração, permeando nosso SER e nosso AGIR continuamente. E que a devoção consiste numa entrega total à vontade divina e na obediência livre, diferente do modelo tradicional do termo.

A relação fraterna dentro de um grupo, é sempre um aprendizado cotidiano que ao longo do tempo vem para acrescentar uma consciência maior do que somos feito e a que o Senhor nos chamou a viver.

Por isso, estes dias de formação, em que fomos convidadas a não só partilhar nossa vivência fraterna, nossas conquistas, mas também nossas esperanças de algo maior e melhor, nos impulsionou a ir mais além. Diante das experiências vividas por nossas coirmãs, percebemos que não estamos sozinhas, mas também nos convida a recomeçar de forma nova aquilo que ainda não conhecemos, naquilo que de fato precisa ser observado com mais cuidado, com mais atenção e se deixar transformar, partindo de nossas raízes, carisma fundante Franciscano e Alcantarino.


↩ Voltar