XVII Capítulo Provincial Ordinário - 2ª Sessão

Província N.S. Aparecida - São Paulo 17 a 23 de março 2018.

Logo Site

Dia de Espiritualidade

O XVII Capítulo Provincial Ordinário iniciou-se na manhã deste dia 17 de março de 2018 com a Celebração Eucarística presidida por Fr. Jonas Nogueira, OFM, assessor deste dia de espiritualidade.

Na celebração fizemos memória de Madre Eugênia Catalano que juntamente com as irmãs: Irmã Maria Rosa Raiola, Irmã Maria Iluminata Malvone,  Irmã Maria Inês Nusca, Irmã Joselina Verna,  Irmã Maria tarcisia Sgarro, Irmã Maria Irene Martini, Irmã Maria Luísa Ciardulo, Irmã Maria Valentina Pepe, Irmã Maria Estefânia Frassino, Irmã Maria Justina de Zio  e Irmã Maria Madalena Cirilio que, no dia 13 de julho de 1932 com muita disponibilidade e o desejo de anunciar o Evangelho a outros povos partiram para o Brasil dando início à missão Franciscana Alcantarina além mar.

Graças ao Espírito Missionário dessas mulheres que foram vinho novo na Igreja e no Instituto, hoje somos presença Franciscana Alcantarina em terras Brasileiras.

Na pessoa de Ir. Virgínia Matias Homem, superiora provincial, ouvimos e atualizamos o testamento deixado por Me. Eugenia.

[smartslider3 slider=9]
Depois da Celebração, Fr. Jonas nos ajudou a refletir sobre o Tema “Para vinho novo, odres novos”.  Num primeiro momento contextualizou o tema. Depois nos fez refletir sobre a necessidade que nós temos de procurar Deus com intensidade e profundidade, a exemplo dos Padres do Deserto, pois esta é a essência da Vida Consagrada. Sem a busca de Deus não existe vida consagrada, afirmou Fr. Jonas. “Se queres viver em tranquilidade vá para o deserto interior” (Santo Antão). Na superficialidade, Deus não fala. É esta mística do encontro com Deus que nos coloca no mundo dos pobres e nos faz lutar por suas causas. Fomos convidadas a fazer a experiencia do deserto interior, motivadas pela Palavra de Deus, em Os. 2,16-25.
[smartslider3 slider=10]

Na parte da tarde, dando continuidade à reflexão do tema, fomos provocadas com uma série de questionamentos advindos do Documento “Para vinho Novo, odres novos: uma perspectiva para vida fraterna”, extraído do Doc. Vinho Novo em Odres Novos – CIVCSVA.  Fizemos um momento de oração pessoal colocando diante do Senhor, as nossas disposições às moções do Espírito, a exemplo de Maria que, numa atitude de Serva, deu o seu “SIM” à Vontade de Deus. Por fim, tivemos uma Roda de Conversa sobre os nossos sentimentos e provocações em relação à leitura pessoal do documento.

Concluímos o dia com um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento, depositando no altar as nossas disposições em forma de oração.

Celebramos, de maneira bem Franciscana, o aniversário de Fr. Jonas. A ele nossos agradecimentos pela partilha de tanta riqueza de conhecimento, de fraternidade, de vida interior, de minoridade e pela dinâmica com que nos conduziu ao longo do dia.

[smartslider3 slider=11]