I Juninter BH 2018


Por Ir. Suellen Simões

Juniorista

“Passarinho de toda cor, gente de toda cor. Amarelo, rosa e azul.

Me aceita como eu sou!”

Nos últimos dias 10 e 11 de março tive a oportunidade de viver mais uma rica experiência de partilha no primeiro Juninter de 2018, promovido pela CRB-MG em Belo Horizonte, cujo tema escolhido foi “Os sabores e dissabores da vida comunitária”. Como temática anual temos o seguinte:” Juventude: Nas tantas cores partilhando o pão, a vida e a utopia.”

Cerca de 120 jovens consagrados que partilham o mesmo pão, a mesma vida e a mesma utopia de uma vivência autêntica se reuniram no colégio Loyola, durante o fim de semana, para falar sobre a juventude enquanto movimento dinâmico da vida.  Falar sobre os desafios e as possibilidades no trabalho com jovens, diante da complexidade dos tempos atuais e suas incertezas.

Para nos auxiliar contamos com a presença de dois jovens representantes do Instituto da Pastoral da juventude e com padre Toninho, sacerdote salesiano e atualmente é membro da Comissão Colegiada de Assessores do Setor Juventude da CNBB. Com eles vimos a história das juventudes em sua diversidade e riqueza desde a década de 60 e a importância do sínodo da juventude.

Sobre a vida comunitária, com seus sabores e dissabores, contamos com a presença de Padre Carrara, sacerdote Redentorista e a dra. Fátima, psicóloga que nos ajudaram a refletir sobre diversas questões relacionadas aos desafios da vida comunitária, que não são poucos. Assuntos como a dificuldade de escuta, o desafio de se deixar afetar pelo outro, o encontro com o outro que nos tira da ilusão e nos revela quem realmente somos. E diante da temática do pão partilhado, falou-se sobre a “fome” vivida no contexto de vida comunitária devido à fuga da subjetividade e à negação de si. No fim a conclusão de que todo ponto de vista é a vista de um ponto. Somos tantos e tão diferentes, com tantas cores, rostos, características próprias de nossos lugares de origem e de nossa criação no seio da família e, por isso existe uma grande riqueza da qual devemos nos abrir para desfrutar.


↩ Voltar