Encontro de Formação da Província


 

No final de semana de 21 e 22 de abril, último passado, o primeiro grupo, em número significativo de irmãs, se reuniu na fraternidade do Instituto Pe. Leonardo Carrescia para o Encontro de Formação da Província, segundo a programação anual.

O tema “Eucaristia na ótica Franciscana”, foi assessorado por Frei Luiz Flavio Adami Loureiro, OFM.

A devoção a Eucaristia é um elemento fundamental na espiritualidade franciscana. No modo de ser de São Francisco de Assis se introduziu um jeito, uma maneira de viver, com grande sentido de vida. Este caminho que nasce com o carisma franciscano é a experiência de Deus, vivida na espiritualidade e na fraternidade com os irmãos e irmãs. Motivo pelo qual nos propomos a refletir este tema ao longo de 2018.

São Francisco seguiu de tal maneira Jesus Cristo que se encantou com o seu propósito, de viver o Evangelho. Este encantamento se dá através da Eucaristia, porque Deus é tão grande e se faz tão humilde doando-se num pedaço de pão. Como São Francisco nos fala na Carta a toda a Ordem:

“Ó admirável grandeza e estupenda dignidade! Ó sublime humildade! Ó sublime humildade: o Senhor do universo, Deus e Filho de Deus, tanto se humilha a ponto de esconder-se, pela nossa salvação, sob a módica forma de pão! Vede irmãos, a humildade de Deus” (Cart. Ord. 27).

Percebemos São Francisco contemplar a humildade e o amor de Deus.  Deus nos ama tanto, que se fez ser humano em Jesus Cristo para viver conosco, deixando-nos a Eucaristia para que pudéssemos perceber o Senhor presente em algo palpável, que é a Eucaristia.

Na Eucaristia se comunica o infinito amor de Deus a cada um. Sentimo-nos acolhidos e abraçados pela ternura do Pai. A Eucaristia nutre e revigora as forças para continuarmos a nossa jornada na terra.

O ser humano sente a fome física, aonde é saciada pela alimentação. Mas, existe outra fome, dentro da pessoa humana; que é a da busca pelo sentido da vida e do sagrado. Jesus Cristo nos traz a Eucaristia, encontro com sagrado e com o que dá sentido para a vida dos cristãos.

Na Celebração Eucarística, na Adoração ao Santíssimo Sacramento e nos ágapes fraternos que realizamos no final de semana, revitalizamos a nossa consagração e voltamos às nossas fraternidades e à missão revigoradas pela força da Eucaristia que é fonte e ápice da vida Cristã, alimento para o caminheiro.

 


↩ Voltar