Sede Boas…


“A caridade é simples: adorar a Deus e servir os outros”

(Papa Francisco)

Inicio esta reflexão em comemoração aos 86 anos de nossa presença em terras brasileiras recordando as sábias palavras de nossa querida e saudosa Madre Eugenia: “SEDE BOAS, BOAS, BOAS. AMAI-VOS UMAS ÀS OUTRAS. Como amais assim sereis amadas. PROCURAI DIAS MELHORES DE ORAÇÃO, DE FERVOR, DE UNIÃO ÍNTIMA COM DEUS. O verdadeiro paraíso na terra é Deus. Sede boas, minhas irmãs, boas, boas: vô-lo diz vossa irmã que morre. Sofri muito, muito, chorei até, mas aquelas lágrimas foram abençoadas . VEDE COMO O SENHOR AGIU! NÃO É OBRA DO HOMEM, É TODA DE DEUS. Como sois bom comigo”.

(Irmã Maria Eugênica Catalano – out/1960).

Tantas e tantas vezes já ouvimos e refletimos estas palavras de Madre Eugenia, mas não podemos nos cansar de pedir a ela que nos ajude e nos ensine a seguir os conselhos de nossa fundadora e a exemplo de Maria, nossa Mãe Especialíssima ficar “Em pé aos pés da cruz.” Madre Eugenia soube sofrer as dificuldades advindas da missão como consequência do seu amor, soube realmente manter-se em pé diante do sofrimento, da dor, da doença, das dificuldades na vida fraterna e na missão apostólica. Por isso peço que do céu ela nos mostre como trilhar este caminho.

Nestes últimos anos não faltaram motivos para nos colocarmos com Maria aos pés da cruz, foram tantas dificuldades, tantas quedas, tanto sofrimento, mas Deus não nos desamparou, Maria esteve conosco, em pé junto da cruz.

Há 86 anos quando chegavam a nossas terras, este imenso e acolhedor País, nossas primeiras irmãs, assustadas e temerosas com o novo que se apresentava, conseguiram perceber no meio das emoções, o coração de Jesus que as abraçava, consolava e protegia. Em seu diário Me Illuminata dizia: “São emoções que somente quem deixou a Pátria pode perceber. Com o coração apertado não podemos deixar de nos dirigirmos a este Divino Rei e dizer-lhe: Ó Jesus, com teus braços abertos, acolhe-nos como pai e como esposo. Com a tua graça vencemos os afetos… somos uma só coisa. (Me Iluminatta – Crônicas da viagem)

A exclamação da Me Illuminata reflete exatamente a certeza desta Fé: “Eis o Cristo, Redentor!” Gritou para todas. E rezou: “…Tu que venceste esta causa tão bela pelo caro Instituto, portanto, reina e triunfa, abençoando este árduo empreendimento. Amém!” Nossas primeiras irmãs sabiam que seria um árduo empreendimento, que a missão não seria fácil, mas não desanimaram e firmes na FÉ construíram a base da nossa história, e este fundamento de FÉ tem nos sustentado todos estes anos.

Este ano comemoramos 80 anos de presença na cidade de Paty do Alferes, nossa primeira casa no Brasil, a festa foi linda, as irmãs fazem um trabalho maravilhoso na cidade, e todas que passaram por aquela comunidade fizeram história na vida do povo. Somos um grande sinal de amor fraterno para as pessoas daquela cidade. Para nós isso é sinal de grande alegria e esperança.

Por este e por tantos motivos, queremos agradecer a Deus por estes 86 anos de doação e de grande Caridade. Unimos nossa voz aos nossos amigos, colaboradores, benfeitores, de longe, ou de perto, que se unem a nós lá onde somos presença. De modo especial louvamos ao Senhor que nos deu Irmã Paciência Gargano, que na sua Fé, aceitou o desafio de enviar irmãs ao Brasil, agradecemos pelas doze Primeiras Irmãs, que na caridade entregaram-se nas mãos do Senhor. Agradecemos ao Senhor pelo Frei Serafim de Santa Teresa (carmelita descalço), que acreditou e sustentou este empreendimento missionário e a tantos que conosco construíram esta História de 86 anos em terras brasileiras.

Passaram-se 86 anos nesta Terra de Santa Cruz, este imenso País, tão rico de riquezas naturais e com tantas pobrezas na área social e humana, com tanta desigualdade social, com tantos sofrimentos e injustiças na área politica e econômica. Que Deus nos fortaleça na FÉ para que prossigamos, com o mesmo entusiasmo das primeiras irmãs e nos recordemos do bom testemunho que elas nos deixaram.

Lembremo-nos das palavras do nosso querido Papa Francisco “Coração Jovem! Com Cristo o Coração nunca envelhece” São 86 anos de história, de amor, de doação, mas nosso coração é jovem, por que Cristo é a razão da nossa missão. Somos uma Congregação jovem de 86 anos, presença amorosa e caridosa nesta terra abençoada por Deus.

Por isso, se desejarmos que mais mulheres corajosas se unam a nós para continuarmos esta linda historia devemos rezar pelas vocações, e trabalhar por elas, sem esquecer-se do que disse Papa Francisco: “As vocações nascem na oração e da oração. E só na oração podem perseverar e dar fruto.”

Rezemos muito minhas irmãs, e tenhamos o coração cheio de ardor missionário a exemplo de nossas CORAJOSAS primeiras irmãs. “DEUS nos chamou a um difícil encargo, mas nos enriqueceu com abundantes graças.” (V.G)

Parabéns a todas nós que fazemos parte desta história, Deus nos abençoe e conduza.

FELIZ ANIVERSÁRIO DE 86 ANOS PROVÍNCIA NOSSA SENHORA APARECIDA.


↩ Voltar