Origem e fundação do instituto Franciscano Alcantarino: Um retorno às raízes.


Neste dia 31 de julho, a Província Nossa Senhora Aparecida viveu um momento de graça, de comunhão e de espiritualidade. Irmã Antonella Frisoli, mestra de noviça da formação na Itália, aproveitou sua estadia no Brasil para um encontro sobre a Origem e fundação do Instituto Franciscano Alcantarino: Um retorno às raízes, uma vez que especializou-se na espiritualidade Franciscana Alcantarina.

Participaram do encontro a nossa Postulante Ana Clara, a Noviça italiana Verônica, que fez seu estágio apostólico aqui no Brasil e as 5 junioristas: Fabiana, Rejane, Jaiara, Suellen e Lucineia. Ir. Elisa Maria ajudou na parte da tradução.

A Preciosidade da graça da origem é um eterno tesouro e não nos é permitido esquecê-lo.” P.Martinelli. Ofm. Cap.

O grupo foi provocado pelo questionamento: “Pode a memória gerar futuro?”

Depois da fecunda e apaixonante exposição do tema chegou-se à síntese de que o passado é capaz de gerar futuro e não podemos cair na tentação de nos desligar de nossas raízes pensando que somos capazes de nos conduzir e dar “novos rumos”, como portadoras do destino. É impossível construir uma vida hoje sem a raiz do passado que vai muito além da nostalgia. Lá no início, diante de novas pobrezas o Espírito suscitou novas formas de vida de auxílio ao povo que sofria e nosso fundador realizava uma ação pastoral ampla, engajado em causas sociais. A simplicidade da fundadora e sua pouca instrução não a impediu seguir o projeto divino, mas a possibilitou doar-se ainda mais.

Em nossa origem e fundação o protagonismo é múltiplo, fruto de longo discernimento.

Vivia uma espiritualidade a serviço do outro, sem intimismo. Era capaz de instruir na vida de oração e meditação.

Obrigada Ir. Antonella por querer dividir conosco essa preciosidade carismática.


↩ Voltar