Irmãs do INSF participam da Assembleia Diocesana


Irmãs do Instituto Nossa Senhora de Fátima participaram, no último dia 23 de setembro da 42ª Assembleia Diocesana de Marília, realizada na cidade de Osvaldo Cruz, SP. Abordou o tema “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade”, no ano do Laicato. Iniciou-se com a missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Luiz Antônio Cipollini o qual destacou o papel do leigo na Igreja e na sociedade.

A celebração pelo ano do laicato, contou com a participação do clero de diocese de Marília, religiosos e religiosas, consagradas da Ordem das Virgens e membros dos conselhos paroquiais de pastorais, chegando há mais de 1.400 participantes.

Por meio dos carismas, serviços e ministérios, o Espírito Santo capacita a todos na Igreja para o bem comum, a missão de evangelizadora e a transformação social, em vista do Reino de Deus (DOC. 105-CNBB, 2016).

Com base no documento 105 da CNBB os organizadores da assembleia trouxeram para o momento testemunhos de leigos e leigas engajados na Igreja, dentro de movimentos sociais, pastorais, leigos consagrados e na política. Este último é assunto latente em que estamos vivendo em nosso país e que a Igreja vem se preocupando em preparar, orientar e incentivar leigos e leigas a participarem ativamente da política, se coligando a partidos, para que haja pessoas, que tenham como fundamento os conselhos evangélicos para proporcionar o bem comum. A rejeição da política é a negação de “uma sublime vocação”, uma das formas mais preciosas da caridade, porque ela nos leva a buscar o bem comum (cf Doc. 105 CNBB).

Em comunhão com a Igreja, a Assembleia manifestou solidariedade ao Papa Francisco, escrevendo uma carta de apoio ao seu pontificado.

Dom Luiz encerrou a assembleia com a celebração da renovação das promessas do batismo, lembrando que todo batizado é chamado a construir e transformar o mundo, sendo sal e luz.

 


↩ Voltar