Associação Franciscana Alcantarina de Assistência Social


LOGO AFAAS

HISTÓRICO:

A ASSOCIAÇÃO FRANCISCANA ALCANTARINA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL é uma Entidade Jurídica – AFAAS, constituída no ano de 2010, pertencente à Congregação das Irmãs Franciscanas Alcantarinas, Ordem Religiosa. As Irmãs Franciscanas Alcantarinas foi fundada por Pe. Vicente Gargiulo e Irmã Maria Inês da Imaculada, em Castellammare di Stabia, Itália em 17 de setembro de 1870.

Padre Vincenzo sentia que era preciso dar instrução religiosa e moral; especialmente à família, à mulher, à juventude, aos idosos e aos pobres que precisavam receber assistência; fundou um tipo de Cooperativa para estivadores e operários de Castellammare.

Este ideal estendeu-se, também, para outras terras, beneficiando outros mais necessitados, chegando ao Brasil no Ano de 1932.

A Associação Franciscana Alcantarina de Assistência Social ao longo de sua trajetória de intervenção no campo educacional e de assistência social tem buscado desenvolver uma política de atendimento centrada nas determinações e necessidades históricas dos indivíduos social e espiritualmente. Em face de tantos desafios e o compromisso com uma sociedade mais justa, igualitária, sustentável e inclusiva, endossamos junto com as demais Instituições Religiosas e da Sociedade Civil, a implementação efetiva dos direitos sociais na luta pelo cuidado de tantos irmãos necessitados de vida e vida digna, pois acolher crianças e profissionalizar jovens; assistir idosos, formar lideranças nas diversas atividades paroquiais, promover a família, é a missão que caracteriza esta Instituição, desde o início. Imbuídas desta experiência que enriqueceu a Igreja e contribuiu para o crescimento integral dos jovens a nós confiados, ainda hoje se expressa na nossa missão social e evangelizadora, o ideal evangélico-libertador dos fundadores Pe. Vicente Gargiulo e Ir. Maria Inês da Imaculada.

Por suas origens e filosofia, visa uma educação integral, pautada nos princípios cristãos e fundamentada na Espiritualidade Franciscana, que pretende criar condições para que todos os que dela participam construam uma sociedade fundada na liberdade, na fraternidade, na justiça e na solidariedade.

Como instituição educativa e assistencial cristã, forma e desenvolve a personalidade do cidadão, destacando a sua liberdade pessoal e a responsabilidade que possui no exercício dessa liberdade; motiva o educando a viver uma vida de identificação e adesão ao projeto de DEUS; estimula o desenvolvimento de todas as capacidades da pessoa, e a concepção equilibrada de suas dimensões quer biológica, psicológica, social, espiritual, constituintes de sua dignidade; desenvolve o interesse do cidadão pelo conhecimento, pela justiça; capacita o ser humano para uma conduta e postura crítica da realidade, visando seu bem-estar, mostra às crianças e jovens a sua responsabilidade perante sua sociedade e a pátria, desenvolvendo hábitos e princípios de vida social e cívica; cria e desenvolve atitudes democráticas e solidárias; desenvolve valores éticos e morais compatíveis com a personalidade do educando e com as aspirações da sociedade.

A Associação Franciscana Alcantarina tem caráter beneficente, assistencial, cultural de formação humana e filantrópica. Atualmente, constitui-se uma entidade de Educação e de Assistência Social, contando com oito filiais nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

Nossa Missão

Nossa Visão

Nossos Valores

OBJETIVO:


↩ Voltar