O que é Carisma?


espirito_santo_2A palavra Carisma tem sua origem na palavra grega “Karis” que quer dizer Graça, Dom.

Os carismas são forças permanentes ou transitórias que Deus, pelo seu Espírito d?aos homens. ?um Dom vivo do Espírito Santo para ser colocado em benefício dos irmãos.

Carisma Fundacional  ?a experiência de Deus feita pelos fundadores das congregações. Cada fundador tem uma experiência específica que o levou a sentir um chamado especial, percebendo por esta presença de Deus a realidade e tomando consciência de sua missão.

Cento e trinta e oito anos depois, nós, Irmãs Franciscanas Alcantarinas, seguimos os ensinamentos de exemplos de nosso fundador, Pe. Vicente Gargiulo, continuamos também a viver o mesmo Carisma e temos a missão de continuar e fazer desabrochar em nossos dias o espírito mais profundo de nossas origens.

 

 

 


O Carisma Franciscano Alcantarino

“Viver e Proclamar o Mistério de Cristo Crucificado na Alegria da Ressurreição”

maotau“Chamadas a viver e proclamar na Igreja e no mundo as exigências da conversão evangélica em espírito de doçura, de humildade, de abnegação e de mortificação? Estas são as notas distintivas que caracterizam e qualificam toda a vida e as escolhas apostólicas das Irmãs Franciscanas Alcantarinas.

A identidade espiritual como a apostólica origina-se do Mistério da morte e ressurreição de Jesus Cristo e dele se nutre continuamente. Francisco encontrou Cristo e este encontro mudou profundamente a sua vida. Ele compreende que ?necessário cheap new york knicks jerseys um caminho de conversão para chegar àquela plenitude de vida prometida no Evangelho.

Este caminho de conversão ? para nós Franciscanas Alcantarinas, o principal empenho da nossa vida. Com o mesmo intento do Fundador e das primeiras doze Franciscanas Alcantarinas, nos empenhamos a fazer que cada jovem conheça o fim principal para o qual Deus a criou, isto ? a própria vocação e dar a eles o quanto possível, os meios necessários para atingi-lo santamente.

“Aimg_taulegremente abrace, pois, toda mortificação,

contradição, cruzes e percorra com

alegria o caminho do Calvário” (Pe. Vicente Gargiulo, Cart. P.2)

 

CLIQUE AQUI PARA O DOWNLOAD DA APRESENTAÇÃO DO CARISMA


↩ Voltar