#Missão #SedeSantos @ Ribeirão das Neves


 

No dia 3 de novembro, vésperas da solenidade de Todos os Santos, atendemos um convite da Tia Sônia, hoje uma leiga engajada no trabalho paroquial juntamente com sua família e que, há alguns anos esteve conosco como consagrada na família Franciscana Alcantarina. Com o coração cheio de gratidão e ardor pela evangelização, convidou-nos a falar sobre Santidade para um grupo de Catequese em seu município, Ribeirão das Neves.

Atentas ao convite de Deus e atualizadas pelo último documento do Papa Francisco, aceitamos o convite de lançar este grande desafio que nos impele. Algumas crianças foram caracterizadas de santos e santas por seus catequistas.

E nós, Ana Clara e Irmã Suellen, levamos uma dinâmica tratando da Santidade como um convite especial que todos nós recebemos de Deus. Assim, apresentamos a Santidade como uma possibilidade para todos e recordamos algumas virtudes que podemos alcançar em nossa vivência diária, aproximando-nos deste objetivo: Ser Santo! Foi uma bela tarde de sábado com muita alegria, oração e aprendizado!

Afinal, todos nós temos vocação pra santidade, nos afirmou o Papa Francisco:  “Para ser santo, não é necessário ser bispo, sacerdote, religiosa ou religioso. Muitas vezes somos tentados a pensar que a santidade esteja reservada apenas àqueles que têm possibilidade de se afastar das ocupações comuns, para dedicar muito tempo à oração”.

Saboreemos alguma “pérolas” do Papa Francisco extraídas da

Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate”

#1 “Se não cultivarmos uma certa austeridade, se não lutarmos contra esta febre que a sociedade de consumo nos impõe para nos vender coisas, acabamos por nos transformar em pobres insatisfeitos que tudo querem ter e provar.”

#2 “Tudo se enche de palavras, prazeres epidérmicos e rumores a uma velocidade cada vez maior; aqui não reina a alegria, mas a insatisfação de quem não sabe para que vive.”

#3 “Todos, mas especialmente os jovens, estão sujeitos a um zapping constante. É possível navegar simultaneamente em dois ou três visores e interagir ao mesmo tempo em diferentes cenários virtuais. Sem a sapiência do discernimento, podemos facilmente transformar-nos em marionetes à mercê das tendências da ocasião.”

#4  “A santidade é para todos.”

#5 “Não pensemos que [o diabo] é um mito, uma representação, um símbolo, uma figura ou uma ideia. Este engano leva-nos a diminuir a vigilância, a descuidar-nos e a ficar mais expostos. O demônio não precisa de nos possuir. Envenena-nos com o ódio, a tristeza, a inveja, os vícios.”

#6 “Deixa que a graça do teu Batismo frutifique num caminho de santidade. Deixa que tudo esteja aberto a Deus e, para isso, opta por Ele, escolhe Deus sem cessar. Não desanimes, porque tens a força do Espírito Santo para tornar possível a santidade.”

#7 “Não tenhas medo da santidade. Não te tirará forças, nem vida nem alegria. Muito pelo contrário, porque chegarás a ser o que o Pai pensou quando te criou e serás fiel ao teu próprio ser.”

#8 “Cada cristão, quanto mais se santifica, tanto mais fecundo se torna para o mundo.”

#9  “A santidade não te torna menos humano, porque é o encontro da tua fragilidade com a força da graça.”

#10 “Os santos surpreendem, desinstalam, porque a sua vida nos chama a sair da mediocridade tranquila e anestesiadora.”

#11  “O santo é uma pessoa com espírito orante, que tem necessidade de comunicar com Deus. Não acredito na santidade sem oração, embora não se trate necessariamente de longos períodos ou de sentimentos intensos.”

#12 “Olhar e agir com misericórdia; Ser pobre no coração: isto é santidade.”

#13  “Abraçar diariamente o caminho do Evangelho mesmo que nos acarrete problemas: isto é santidade.”

#14 “O santo não gasta as suas energias a lamentar-se dos erros alheios, é capaz de guardar silêncio sobre os defeitos dos seus irmãos e evita a violência verbal que destrói e maltrata, porque não se julga digno de ser duro com os outros, mas considera-os superiores a si próprio.”

#15 “Se não fores capaz de suportar e oferecer a Deus algumas humilhações, não és humilde nem estás no caminho da santidade. A santidade que Deus dá à sua Igreja, vem através da humilhação do seu Filho: este é o caminho.”

#16  “A santidade é parresia: é ousadia, é impulso evangelizador que deixa uma marca neste mundo.”


↩ Voltar