Seminário de Animadores/as Vocacionais


“Pastoral Vocacional significa aprender o estilo de Jesus, que passa pelos lugares da vida diária, se detém sem pressa e, olhando para os irmãos com misericórdia, os conduz ao encontro com Deus Pai.”

Papa Francisco

Aconteceu em Brasília, DF, de 01 a 04 de novembro o Seminário de Animadores/as Vocacionais, organizado pela CRB Nacional. Nos fizemos representar pela Animadora Vocacional da Província, Ir. Mara Patan.

“Aquele que se permite discernir a vocação conhece o rosto misericordioso do Pai”, nos diz o Papa Francisco. O tema “Discernir para seguir e sair ao encontro da vida”, com o objetivo de Aprofundar elementos sobre o processo de discernimento vocacional que ajudem os jovens, de hoje, a assumirem escolhas fundamentais da vida; Discernir propostas capazes de animar e dinamizar os processos vocacionais com as juventudes foi amplamente trabalhado.

Os assessores Carlos Eduardo S. M. Cardozo (Cadu), cristão leigo, especialista em juventude e Maria da Cruz da Silva, Religiosa pertencente ao Instituto das Filhas de Nossa Senhora da Misericórdia, Psicóloga, trabalharam de forma integrada.

Num primeiro momento discorreu-se sobre o contexto atual do jovem. Depois os itinerários e práticas do processo de animação vocacional. Tudo numa dinâmica lúdica e participativa, como deve ser o nosso contato com as Juventudes do nosso tempo. Os dias foram de verdadeira partilha de informações, de troca de experiências, de vivência e prospectivas, a partir do grupo de vivencia e oficinas.

Todos saímos do Seminário profundamente desafiados e com a certeza de que “temos que ser criativos para repensar e propor novos os nossos objetivos, com estruturas, estilos e métodos que propicie a evangelização nas comunidades”, nas palavras de Cadu.


↩ Voltar