Encontro de Superioras e Ecônomas


A Província Nossa senhora Aparecida realizou neste ultimo feriado ( 16 e 17 de novembro 2018) seu último encontro com as Superioras de Fraternidade de um jeito diferente.

O encontro foi alargado para a participação das ecônomas das fraternidades, uma vez que tivemos a presença da ecônoma geral, Ir. Barbara Maffei que refletiu conosco o Documento “Economia a Serviço do Carisma e da Missão”, com o subtítulo, tirado da primeira carta de Pedro 4,10, sintetiza de forma criativa, o seu conteúdo: “Como bons administradores da multiforme graça de Deus”.

No primeiro dia, nos detemos no estudo do documento, didaticamente sintetizado por Ir. Barbara. O contexto atual está marcado por graves questões econômicas que desafiam nossa vida, nossa missão e nosso modo de administrar os dons recebidos de Deus. Recentemente, vários Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica enfrentaram sérios problemas de natureza econômica. Conhecendo esta realidade, o Papa Francisco achou oportuno convidar a vida religiosa consagrada para uma profunda reflexão sobre a importância da economia, sobre a corresponsabilidade na gestão das obras, oferecendo critérios e indicações práticas para a administração dos bens. É importante repensar em profundidade a economia e a gestão das obras próprias dos consagrados à luz da fidelidade ao Evangelho e ao carisma do instituto. Trata-se de um documento de cunho teológico-espiritual sobre os dons recebidos de Deus. É um convite à reflexão sobre o modo como estamos usando os dons recebidos de Deus e sobre o tipo de administradores que somos da multiforme graça de Deus. A economia dos religiosos hoje deve estar a serviço da missão. Por conseguinte, deve ser uma economia solidaria. A partir desse pressuposto, é importante refletir e responder à pergunta: como colocar os bens a serviço das pessoas e dos institutos religiosos e da missão? Ir. Bárbara nos disse que este documento é exigente e pede uma séria reflexão, pessoal e comunitária, e um amplo discernimento, tendo presente a fidelidade ao carisma e ao evangelho, neste momento histórico em que enfrentamos grandes problemas de natureza econômica.

 

No segundo dia, juntamente com a comunidade anfitriã, Instituto Pe. Leonardo Carrescia tivemos um dia de lazer, de fraternidade, de descontração, de comemoração das aniversariantes do mês que estavam presente.

Dias maravilhosos. Dom de Deus que nos dá a possibilidade da vida fraterna em comunidade.


↩ Voltar