Junioristas Alcantarinas em Missão


No último dia 26 de dezembro embarcamos nós, as junioristas Ir. Jaiara e Ir. Suellen, numa nova experiência, uma aventura que duraria cerca de 20 dias na Serra do Ramalho – BA, junto às nossas irmãs que lá residem, compondo a comunidade que tem como identidade o nome do nosso pai fundador: Padre Vicente Gargiulo.

É tão fascinante quanto difícil escrever esse nosso relato e tentar, através dele, transmitir essa nossa experiência. É como querer estimular os cinco sentidos num só momento, ou seja, colocar o que vivemos em 24 dias em único texto, em tão poucas palavras.

Vivenciamos diversas emoções e como se diz por aí: “A primeira vez a gente nunca esquece.” Seja pelos prazeres e descobertas, seja pelos medos e expectativas ou mesmo por tudo isso, pois afinal qual seria a graça em viver algo novo se não existir dentro de nós a vontade de descobrir e o anseio por viver a novidade?

E foi exatamente assim que deixamos nossos dias serem conduzidos por momentos singulares vividos intensamente e outros que poderiam ser melhores aproveitados, mas acima de qualquer análise foram experiências que mudaram nossa maneira de conduzir a nossa vida.

Percebemos que viver situações inusitadas, aprender a lidar com improvisos, ser criativa e ágil, desacelerar e se inserir em outra realidade, respeitando o diferente e valorizando a diversidade é uma ótima maneira de viver a missão da qual fomos chamadas.

Celebrar junto ao povo, rezar, conhecer, instruir, comunicar, visitar, escutar, participar de inúmeras celebrações de batismo e ver a nossa Igreja crescer, casamentos, curso de noivos, formação de lideranças e etc. Estar junto às irmãs, compartilhar de bons momentos, novos sabores, curiosidades e sentir a presença de Deus por meio da acolhida, da simplicidade e da fé do povo é uma maravilha que devemos anunciar assim como Maria cantou: “A Minh’ alma engrandece ao Senhor e meu Espírito exulta em Deus meu Salvador…”.

Tudo isso é motivo de louvor e gratidão, é uma graça de DEUS derramada sobre nós. O medo, a ansiedade e a timidez foram ofuscados pelo amor ao serviço e à missão, à saída e ao encontro e pelo desejo latente de nos aproximarmos de nossos irmãos e irmãs.

Queremos seguir a Cristo fielmente e caminhar com um ardor sempre crescente.


↩ Voltar