XX Caminhada Ecológica Franciscana pelos caminhos do Imperador


Neste sábado (04/05) seguimos na XX Caminhada Ecológica Franciscana, realizada, de Petrópolis-Paty dos Alferes (RJ). Desde o ano 2000, data em que começou, frades, irmãs, jovens e leigos percorrem pela Estrada do Facão, antigo caminho do Imperador, aproximadamente 15 quilômetros.

A Caminhada é promovida pela Ordem Franciscana Secular de Paty do Alferes, pela Paróquia do Sagrado Coração de Jesus e pelo Instituto Teológico Franciscano (ITF) de Petrópolis.

Como de costume, já no Rocio, local do início da Caminhada, a oração da manhã preparada pelos frades estudantes e pelas irmãs franciscanas do Amparo, deu sentido e motivação para percorrer o caminho das Reservas Biológicas das Araras e do Tinguá.

Pequenas paradas, com reflexões curtas, fizeram parte do percurso. Refletimos o tema proposto pela CF/ 2019, “Fraternidade e Políticas públicas”. Com muita simplicidade e motivados pelo dinamismo dos jovens das comunidades, refletimos sobre os 800 anos do encontro de Francisco com o Sultão. Apreciamos a natureza e contemplamos o verdadeiro “santuário” que se desenhava diante de nós ao longo do cada passo. Deus que se faz presente, o Criador que se reflete na criação.


↩ Voltar