Experiência de Partilha da Pastoral Juvenil Vocacional do Instituto


 

Dos dias 11 a 20 de junho, último passado as animadoras vocacionais do Instituto: Hma Edelma Matei – Representante Nicarágua, Ir. Mara Claudete Patan – Representante Brasil, Sr. Rosanna. – Representante Itália e Sr. Valeria . – Representante Espanha, viveram juntas, na Fraternidade Leonardo Carrescia no Rio de Janeiro (Brasil), um forte e intendo momento de Partilha sobre a Pastoral Juvenil Vocacional do Instituto.

Em todos os momentos da partilha, deu-se a importância à escuta respeitosa e sem julgamentos, evitando pensar nas realidades que fazem mais e melhor, mas realmente tentando escutar e entender a realidade pessoal, cultural e pastoral de cada um de nós.

Graças a isso, guiados pela Palavra de Deus, criamos um espaço de partilha verdadeiramente profundo e sincero, no qual cada um pôde falar sobre si mesma em sua vocação e nas passagens da vida que são fundamentais para a identidade de consagradas Franciscanas Alcantarinas.

Apresentamos as respectivas realidades territoriais e pastorais, descrevendo particularmente as atividades e iniciativas de pastoral juvenil-vocacional e de evangelização. Deixou-se espaço para perguntas e diálogo, identificando possíveis desafios futuros para cada realidade.

O clima de confiança e respeito criado permitiu trocar sugestões e conselhos de maneira serena, encontrando a disposição de cada um para ouvir e acolher a visão dos outros. Na partilha mútua, compreendemos não é “exportar” uma estratégia-atividade pastoral de um país para outro, porque cada realidade é única, em suas características culturais, sociais e Apesar da diversidade, percebeu-se fortemente o sentido de pertença a uma única família, a um único carisma e ao desejo comum de viver nossa vocação com paixão e alegria, para construir o Reino de Deus onde cada uma é chamada a viver. Entendemos que nossa missão é, acima de tudo, o cuidado da pessoa, não a busca de vocações para “preencher numericamente” nossas fraternidades.

A partilha destes dias abriu um leque de perspectivas para organizar o futuro da Pastoral Juvenil-vocacional do Instituto.

 

Como estavam na “cidade maravilhosa” não faltou o turismo.

 

E, como tudo o que é bom dura pouco, no ditado popular, chegou a hora da despedida. Até a próxima vez, quem sabe na Nicarágua ou África.


↩ Voltar