BRASIL – 87 anos de Doação


“Deixai todas as coisas desta terra e pensai nas do céu, as únicas que vos dão a paz na terra e farão ocupar um belo lugar no céu”

                                        (Madre Eugênia Catalano)

Minhas queridas irmãs, estamos de aniversário! Que alegria poder celebrar 87 anos de uma história rica de muitas bênçãos, mas como dizia Madre Eugênia, também de muitas lágrimas e sacrifícios. Que alegria poder fazer parte desta história de tanto amor e serviço ao Reino nesta nossa família Religiosa.

Quando fazemos memória das irmãs que nos precederam neste caminho percebemos o quanto a própria vida comunitária vivida por elas foi um grande sinal de profecia. Elas testemunharam com suas vidas as realidades do Reino. Se tornaram para nós sinais de santidade, exemplos vivos do senso de pertença, de alegria, de acolhida, de serviço, de entrega, de espirito missionário, de sacrifício, de ternura e de vigor. Por que nenhuma de nós tem dúvida da força destas mulheres e do vigor missionário com o qual doaram suas vidas? Porque esta é a grande herança que nos deixaram: uma vida vivida pelo Reino.

Assim, orientadas pelas palavras de nossa querida Madre Eugênia: “SEDE BOAS, BOAS, BOAS, AMAI-VOS UMAS ÀS OUTRAS. Como amais assim sereis amadas. PROCURAI DIAS MELHORES DE ORAÇÃO, DE FERVOR, DE UNIÃO ÍNTIMA COM DEUS. O verdadeiro paraíso na terra é Deus. Sede boas, minhas irmãs, boas, boas”, também nós queremos fazer da nossa vida um grande testemunho de amor e serviço, até as últimas consequências. Desta forma, queremos festejar estes 87 anos bem vividos e constantemente celebrados através da nossa vida fraterna, da nossa alegria e da nossa fé.

Nossas primeiras irmãs e todas as outras que vieram antes de nós já cumpriram a sua missão, e nós, o que queremos para nossa missão no hoje da nossa história? Elas souberam ler os sinais dos tempos, souberam ir além do seu tempo, e nós? Como estamos vivendo a vida fraterna? Estamos fazendo da vivência comunitária um sinal de testemunho profético na realidade onde estamos inseridas?

Vede como o Senhor agiu! Não é obra do homem, é toda Deus. ” Quando contemplamos nossas Obras de missão, em cada uma delas, percebemos nitidamente a verdade das palavras de nossa sábia Madre Eugênia. O Senhor está presente agindo em tudo, nos mostrando caminhos, sendo previdente e providente. Quando pensamos que não temos mais forças, que os recursos financeiros não vão chegar, que a Obra vai morrer, Deus entra e nos mostra que a Obra é d’Ele e não nossa. E se uma Obra de missão precisa morrer depois de dar muitos frutos outra surgirá e nos fará continuar lutando pelo Reino.

Dentro destes 87 anos de presença em terras brasileiras este ano nossa Província comemorou 50 anos de presença na cidade de Contagem com a Obra Assistencial Nossa Senhora de Nazaré. “Casa de Nazaré” como Dona Mercezinha (senhora que nos doou a casa) gostaria que fosse chamada, para significar a casa da colhida, a casa onde mora Jesus. A casa foi doada com a finalidade de acolher crianças em situação de vulnerabilidade social e ajudar suas famílias a se colocar no mercado de trabalho com a tranquilidade de que seus filhos estavam sendo bem cuidados. Hoje, 50 anos depois, nossa casa continua esta missão, em parceria com a prefeitura de Contagem. Acolhemos na Obra quase 100 crianças que diariamente são cuidadas com carinho, educadas e orientadas nos valores cristãos de forma que suas famílias possam ganhar o seu sustento com a certeza de que seus filhos estão num lugar de proteção, cuidado e amor. Louvado seja Deus pela missão que nossa Província exerce nesta OBRA que pertence a Deus e às famílias que assistimos.

Neste ano também celebraremos nosso XXII Capitulo Geral Ordinário e o VIII Capitulo Provincial Extraordinário. Nos dois eventos estaremos refletindo o tema do Encontro e do cuidado da nossa Casa Comum iluminadas pela Encíclica Laudato Si do Papa Francisco. Como franciscanos(as) temos um cuidado especial com a natureza, com o ser humano e tudo que o envolve. O Cântico das Criaturas é reflexo de um espírito reconciliado, que soube acolher a misericórdia de Deus. Soube amar ao próximo de maneira incondicional, vivendo o perdão de forma profunda. Reconheceu, portanto, a ação do Senhor em sua vida e na vida daqueles que sabem perdoar. Portanto, não podemos permitir que a intolerância nos impeça de praticar a misericórdia. Somos todos irmãos e irmãs, filhos de um mesmo PAI. Somos responsáveis pela nossa Casa Comum, e o cuidado de todos é nossa responsabilidade. Somos vocacionados(as) ao cuidado e como franciscanos(as) chamados(as), a construir fraternidade, e que esta seja sempre um lugar de encontro, de festa e de misericórdia.

Encerro esta reflexão com as palavras de benção de nossa querida Madre Eugênia: “Abençoo a todas, todas, todas, todo o Instituto; desejo abençoar a todas as que vivem agora e também aquelas que virão depois”.

Feliz aniversário minhas Irmãs, Parabéns!

Irmã Virginia Matias Homem- Custódia Provincial

 


↩ Voltar