#Missão Vocacional Nova Era MG


 

Neste Ano Vocacional em que a Igreja do Brasil dedica a reflexão, Oração e ações concretas em prol das Vocações e ministérios na Igreja com o Tema “Vocação e discernimento”, a nossa Província realizou uma Missão vocacional na cidade de Nova Era, MG, Diocese de Itabira e Coronel Fabriciano. Com muita alegria, disposição como Igreja em saída a equipe de 6 irmãs e duas jovens formandas partimos de BH.

 

Recordar é viver, foi o sentimento que brotou em nossos corações no primeiro momento aos sermos acolhidas na casa da família Ir. Aparecida de Carvalho na Cidade que chamamos de “sementeira de Vocações”, pois já nos presenteou com 10 irmãs Franciscanas Alcantarinas, das quais duas estão celebrando 60 anos de Vida Religiosa.

 

A celebração da Acolhida da Comunidade paroquial se deu na Matriz São José da Lagoa, onde nossas irmãs do ano de 1946 a 1984 colaboraram. Acolhida realmente calorosa e fraterna. Tivemos a oportunidade de nos apresentar, e de falar um pouco do surgimento e missão da nossa Fundação. No final da Missa fomos recepcionadas pela comunidade que nos ofereceu um saboroso lanche e um belo bate-papo de acolhida e recordações.

 

Como éramos um grupo grande, algumas ficaram hospedadas na casa paroquial, cujo Administrador Paroquial é Pe. Rafael Tadeu Dias Machado, Ordem dos Clérigos Regulares (Teatinos), responsável pelo convite e pela eficácia dos dias de Missão, pois com muito amor e zelo pastoral soube motivar a comunidade. Ele juntamente com o Vigário Paroquial, Pe. Flávio David Motta, também Teatino e, os seminaristas. Quantos gestos de carinho, ternura e testemunho vocacional nós recebemos nestes dias por parte desses jovens e entusiastas Consagrados.

Não podemos esquecer as refeições que nos foram oferecidas no Seminário, todos os dias. Momento de alimentar o corpo, de partilhar sonhos e projetos em vista do Reino e de criar laços de amizade.

Visitamos famílias. Escutamos, rezamos, evangelizamos e fomos evangelizadas por elas. Em cada casa éramos recepcionadas com um belo sorriso, um abraço apertado e um lanche na mesa. Que partilha bonita de vida e de fé!!!

 

Trabalhamos em 4 Escolas o tema “Vocação”. Uma destas escolas estava utilizando as dependências do antigo Orfanato fundado pelas irmãs Franciscanas Alcantarinas. Muitas memórias para recordar Através de dinâmicas diversas, próprias para cada faixa etária, entramos em contato com crianças, adolescentes e jovens. Da forma como fomos acolhidas por toda a comunidade educativa em cada uma das escolas visitadas e da receptividade e participação com que ouviram a mensagem transmitida, podemos afirmar que encantamos e fomos encantadas. A semente foi lançada. É preciso cultivá-la. A nossa gratidão à direção e coordenação de cada escola que não mediram esforços para proporcional um profícuo encontro. Isso é EDUCAR… Isso é EVANGELIZAR… Isso é VOCACIONAR: fazer com que a pessoa receba todas as possibilidades de buscar a sua realização pessoal e ser feliz.

 

Tivemos a oportunidade de sermos presença junto aos catequistas, catequizando e familiares no encontro anual que realizam. Através de uma dinâmica conseguimos refletir sobre diversos temas relacionados à vocação, ouvindo pais, jovens, crianças…

 

A jornada terminava sempre com a celebração da Missa, cada dia em alguma das 24 comunidades existentes na paróquia. Na noite de quinta-feira, Celebração na COMUNIDADE SANTA ROSA que estava no 3º dia do Tríduo em preparação à Festa de Santa Rosa de Lima. Na homilia refletimos o tema vocação a partir do evangelho de Lucas 1,26-38, próprio da Festa de Nossa Senhora Rainha, tendo como modelo vocacional o exemplo de Santa Rosa de Lima. Depois da Comunhão falamos diretamente aos jovens presentes da importância de ser sinal de bênção e instrumentos de paz sempre e em todos os lugares, utilizando como símbolo franciscano o “TAU”. Qual foi a nossa surpresa quando o responsável pela comunidade tomou a palavra e fez uma linda homenagem e agradecimento aos tantos anos de presença das irmãs Franciscanas Alcantarinas em Nova Era, recordando que o Sacrário daquela capela foi doado pelas irmãs, no ano de 1979. E, como é de práxis, voltamos para casa, alimentadas por um delicioso arroz à grega que nos foi partilhado entre todos.

 

Sexta-feira foi o dia da COMUNIDADE NOSSA SENHORA APARECIDA, um bairro bem periférico e necessitado, formado por trabalhadores de um garimpo desativado. Neste dia a reflexão da Palavra se deu com o Evangelho de Mateus 13,44-46, comparando a Vocação com um tesouro escondido no campo e que quem o encontrou vende tudo o que tem para comprar o terreno, fazendo analogia como o meio de subsistência daquela comunidade. Finalizando a celebração, explicamos um pouco da nossa espiritualidade, a partir do símbolo da Cruz de São Damião, concluindo que o nosso tesouro é o Cristo Crucificado e Ressuscitado.

 

Na COMUNIDADE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO, celebramos no sábado. Nesta celebração foi abençoada a nova capela do Santíssimo. Uma comunidade muito orante e devota. Era a Celebração dominical, cujo centro da Liturgia da Palavra era que a Salvação é dom gratuito de Deus e é para todos os povos, mas que há critérios para sermos merecedores desta Salvação (Lucas 13,22-30). A reflexão por nós realizada mostrou que para realizarmos plenamente a vocação pela qual somos chamados precisamos viver os critérios evangélicos desta salvação: termos os olhos fixos em Jesus solidário, sermos transformados através de uma sincera conversão e perseverarmos no seguimento de Jesus. A nossa marca característica nesta comunidade foi mostrar a todos o nosso carisma que é “viver e testemunhar, de modo especial, o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo”. Para tal utilizamos como símbolo o crucifixo encarnado na vida de Francisco e Pedro de Alcântara.

 

E, por fim, no Domingo, dia do Senhor, participamos da Solene Celebração em Ação de Graças pelos 60 anos de Vida Consagrada de três das nossas irmãs ali presentes, na Paróquia. Esta foi presidida pelo pároco, Pe. Rafael que com muito sabedoria e paixão mostrou a todos o valor da Vida Consagrada e da importância de ser fiel ao chamado de Deus na vocação específica de cada cristão. Muitas homenagens! Muita alegria! Muito Louvor! Muita festa!

 

Em cada comunidade uma das irmãs que comemorava os seus 60 anos de Vida Consagrada, dava o seu testemunho vocacional.

Encerramos a Missão com o almoço festivo às Jubilandas. Tudo foi possível devido a generosidade da comunidade e pela paixão com a qual os padres exercem a sua vocação-missão. Tudo teve gosto de Deus!

 

Só nos resta cantar como São Francisco: “Altíssimo, onipotente, bom Senhor, Teus são o louvor, a glória, a honra e toda a bênção. Só a ti Altíssimo, são devidos; e homem algum é digno de te mencionar”. Louvado sejas, meu Senhor por tudo o que recebemos, partilhamos e construímos juntos nestes dias na Comunidade da paróquia São José da Lagos de Nova Era! Nossa gratidão especial aos Padres Teatinos. Que possamos estreitar laços para podermos cada vez mais testemunhar que vale à pena doar a vida no seguimento de Jesus Cristo.

 

Com o coração renovado e agradecido, sob sorrisos e abraços voltamos às nossas fraternidades, suplicando: “Ó Senhor, fazei dar frutos o labor de nossas mãos” (Sl 86)

 


↩ Voltar