Itália/Espanha – O dom da Fraternidade além fronteiras


 Por Ir. Suellen Simões

Entre os meses de julho e agosto vivemos uma rica experiência em lugares muito significativos na Itália e Espanha. Nossa visão de fraternidade foi ampliada, nossos horizontes se abriram diante da possibilidade de adentrar uma outra cultura, um outro idioma e perceber, apesar das diferenças, o grande valor da diversidade que existe em nossa família Franciscana Alcantarina. A Fraternidade é um dom de Deus que abrange nossas diferenças e a transformam em riquezas. Começamos em Roma e sentimos a força de uma Igreja que permanece firme com o decorrer do tempo e a história que continuamos a construir.

Em Castellamare di Stabia, berço de nossa família, chegamos com o coração repleto de expectativa. Dias de muita emoção e intensidade. Muita história, muitas vidas doadas, testemunhos e uma realidade que nos aproximava do princípio. A paróquia do Espírito Santo, a casa Mãe e a possibilidade de poder tocar aquele lugar e adentrar a história completamente. Foi mágico e inspirador.

Ainda na Itália era a hora da cidade da paz, chegamos em Assis, a terra de São Francisco e Santa Clara. Dias únicos onde cada passo dado contava uma parte da história. O despojamento, a casa paterna, a basílica, os lugares de oração, a amizade com Santa Clara, o crucifixo de São Damião, a morte, os escritos…Ali sentíamos Francisco e Clara nos quatro cantos da cidade.

 Partindo da Itália fomos a Espanha, Arenas de São Pedro, a fim de aprofundar seus escritos e espiritualidade e a missão foi cumprida com êxito! Através de uma rotina intensa de estudo, formação e vivência fraterna foi possível conhecer ainda mais esse Santo que dá nome à nossa família. Homem amável, espiritual, dócil, penitente, reformador e com características maternais. Com isso chegamos à Ávila, terra natal de Santa Teresa e que traz em si traços de sua beleza. Fizemos o percurso de São João da Cruz em oração e juntas cantamos:

O amore che tutto crei sublime eterna carità,

la tua fiamma è più forte d’ogni cosa,

più forte della morte.”

Na formação referente à Regra TOR aprofundamos ainda mais em nosso Projeto de vida comum. Padre Julio nos auxiliou também nesta parte, além dos Escritos de São Pedro de Alcântara, onde de modo muito fraterno e apaixonado nos proporcionou encantar ainda mais. Passamos por lugares onde São Pedro passou, onde estudou, nasceu, e foi batizado, rezamos onde ele rezou, permanecemos diante de seus restos mortais, conhecemos pessoas apaixonadas, devotas, cidades que levam seu nome, que ergueram com orgulho sua imagem nas praças, conventos que ele reformou, etc. Foi maravilhoso. Cada instante foi maravilhoso e a história, por alguns dias se tornou palpável.

No dia 6 de agosto, no Santuário São Pedro de Alcântara, Yeritza e eu renovamos nossos votos de pobreza, castidade e obediência numa celebração emocionante na presença de nossas irmãs e irmãos da OFS que celebravam 450 de fundação em Arenas de São Pedro. Fomos presenteadas por cada palavra partilhada pela liturgia preparada com muito carinho. No dia 15 celebrei o dom da vida junto com Giovana em Segóvia num dia de muita alegria.

Não poderia deixar de relatar a alegria de reencontrar Irmã Eva que nos acompanhou durante vários momentos, Irmã Fabiana que atualmente reside em Assis, na Fraternidade “Frate Jacopa” e Irmã Verônica que fez sua experiência apostólica aqui no Brasil, em Paty do alferes durante seu noviciado. Enfim, esses dias foram riquíssimos e nossos corações permanecem repletos de gratidão pela grande graça de vivê-los com tamanha intensidade. Por tudo isso hoje eu canto:

“Mi alma canta, canta la grandeza del Señor

y mi espíritu se estremece

de gozo en Dios, mi Salvador.”

 

 


↩ Voltar