Liderar com leveza


Por Dom Walmor Oliveira de Azevedo*

O terceiro milênio pede qualidades singulares para que as diversas iniciativas desse novo tempo tenham êxito. Velocidade e multiplicidade estão entre essas qualidades, mas a leveza é uma característica fundamental que merece a atenção e o esforço cidadão. É sabedoria essencial a todos, particularmente no exercício da liderança. Liderar com leveza é uma ciência que se aprende, uma arte a ser praticada. A desconsideração dessa qualidade explica a razão pela qual alguns líderes não conseguem conquistar os prometidos êxitos. De fato, trata-se de uma arte a ser alcançada por meio da aprendizagem e da experiência, que conferem a envergadura necessária. Caso contrário, se verificará o atabalhoamento de pronunciamentos e a falta de clareza a respeito de processos que supõem um passo a passo que leve a um bom termo.

Entenda-se que leveza na liderança não inclui, absolutamente, negociação de valores e princípios intocáveis. Aliás, leveza supõe domínio ético de valores e princípios que arquitetem e edifiquem uma postura condizente com as missões assumidas e papéis a serem desempenhados. Qualidade também importante para o cotidiano dos cidadãos. Infelizmente, ao invés de leveza, constata-se um “peso” nos contextos em que há reações e posicionamentos marcados pelas polarizações e radicalismos alimentados por belicosos e rancorosos modos de pensar e agir. Sabe-se que, cedo ou tarde, esse tipo de postura leva ao descrédito. A incompetência humana e relacional elimina a possibilidade de êxitos em qualquer iniciativa.

Preocupante, embora seja um “asteroide” que irá se desfazer pelos ares, é a conduta pouco cidadã e civilizada de certos indivíduos. Agrupados de modo inteligentemente orquestrado, com astúcia diabólica, operam na desconstrução de imagens das pessoas. No lugar da leveza sobre os trilhos de valores e princípios, caminho para êxitos, operam com fúria rancorosa e iconoclastia demoníaca. Aparecem, assim, os que se dizem cristãos e se autonomeiam guardiões de uma ortodoxia que comprovadamente é uma heresia crassa por estar na contramão dos valores do Evangelho de Jesus Cristo. Esses agrupamentos comprovam a invectiva de Jesus contra a conduta daqueles que querem tirar o cisco do olho dos outros e não se dão conta da trave que está no próprio olho.

Leveza como característica do terceiro milênio, na busca de operações exitosas em todos os campos do saber e do fazer, é também um veredito que aponta já, por seu “peso” arrastado, emoldurados por ódios e rancores, aqueles que vão desesperadamente perder as batalhas. Há um seríssimo equívoco de quem pensa ser possível, na contemporaneidade, alcançar êxitos fora do caminho da leveza – que propicia abertura ao diálogo permanente, fecundação de entendimentos lúcidos e intuitivos. Essas pessoas que agem alimentadas belicamente por rancores e crescentes ódios destrutivos de tudo e de todos se põem na contramão perigosa das bem-aventuranças, ensinadas por Jesus no Sermão da Montanha.

Leveza é condição indispensável e prática inigualável para se alçar à envergadura própria da estatura da fraternidade solidária que se assenta como exigência da verdadeira e bem vivida dignidade de filho e filha de Deus. Essa consideração, que vale para todos os indivíduos, é ainda mais importante para quem exerce a liderança. Se o líder, de qualquer segmento, não aprender a liderar com leveza, irá atropelar, com palavras e gestos, os processos sob sua gestão e nunca abrirá caminhos para intuições criativas na proposição de soluções urgentes. Sem leveza, a sociedade contemporânea não sairá fácil da sua subjugação

aos radicalismos, polarizações e fundamentalismos religiosos e políticos. Leveza tem propriedade civilizatória importante para uma sociedade violenta e desatinada. De muitos modos e por variados meios, especialmente pelas redes sociais, como também por posturas sem limites, pode-se constatar os nefastos efeitos da falta de leveza e seus consequentes prejuízos.

Leveza, desdobrada em civilidade, sentido de solidariedade, saudável entendimento do quanto vale respeitar e promover o bem comum é a saída para o tempo novo. Ao contrário, “pesos” que resultam de preconceitos e discriminações, ódios e rancores, disputas umbilicais para se afirmar como donos da razão, distante do amor vigoroso e transformador do Evangelho de Jesus Cristo, prejudicarão a sociedade. Nesse horizonte, está a responsabilidade primeira da aprendizagem e prática da leveza que confere competência para se enxergar com mais clareza os novos caminhos. A sociedade, para não perecer, precisa de pessoas capazes de liderar com leveza.

(*Dom Walmor Oliveira de Azevedo Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB))


↩ Voltar