NATAL


 

“Onde nasce Deus, nasce a esperança: Ele traz a esperança. Onde nasce Deus, nasce a paz. 

E, onde nasce a paz, já não há lugar para o ódio e a guerra.

(Papa Francisco)

Natal é tempo de fazer nascer a esperança e a paz. Natal é o tempo onde nasce Deus e nos ajuda a transformar a força do medo em força da caridade, transformar a caridade em gestos corajosos de solidariedade. A caridade que repudia a injustiça e tem a coragem, no meio de tensões e conflitos, de se fazer “casa do pão”, terra de hospitalidade. Isso nos recordava com veemência nosso querido São João Paulo II: “Não tenhais medo! Abri, antes, escancarai as portas a Cristo”. (Missa de abertura do Pontifica – 22/10/1978).

Precisamos escancarar as portas do nosso coração para Cristo, deixar que Ele faça morada e transforme nossa vida. Deixar que Deus nos encontre, nos transforme a partir do seu amor. Sobre a abertura para o amor de Deus o Papa Francisco nos chama a atenção: “Abram seus corações e esta força de Deus vos levará adiante, fará coisas milagrosas e vos ensinará o que é a esperança. Este é o único preço: abrir o coração à fé e Ele (DEUS) fará o

 resto. ”

Como acolher Deus neste natal, como abrir nosso coração? Somente através da fé, por que somente a fé nos faz reconhecer Jesus presente em todas as pessoas. E a fé é irmã da esperança por isso precisamos cuidar da esperança, especialmente por que vivemos num mundo onde a esperança não tem lugar. O menino-DEUS nos convida a agirmos como sentinelas da esperança, pois hoje muitos estão sucumbindo sob o peso da desolação, da tristeza, da falta de amor, do sofrimento, da falta de perspectiva, da falta de esperança.

As pessoas encontram portas fechadas, corações endurecidos, mãos que se fecham e não querem fazer o bem, por isso neste NATAL o Menino Deus nos convida a sermos protagonistas da sua hospitalidade. Jesus nos convida a nos transformamos na “casa do pão”, precisamos como cristão fazer do nosso coração a nova Belém onde Jesus nasce todos os dias, e todos os dias se dá em refeição. Nosso  querido Padre Zezinho bem nos lembra: “Criaste a religião do pão da paz, da paz que vem do céu. Somos a Igreja da paz, da paz partilhada do abraço e da paz, do abraço e do pão”. Em nenhuma mesa deve faltar o abraço, a paz e o pão, como cristãos esta deve ser a nossa luta, e a nossa esperança.

Não nos esqueçamos que a grande esperança se enraíza na fé, e justamente por isso é capaz de seguir além de toda esperança, indo contra toda esperança. Sim, porque não se baseia na nossa palavra, mas na Palavra de Deus. Assim aconteceu com ABRAÃO, mesmo diante da evidência de uma realidade que parecia destinada à morte, ele confia em Deus, “plenamente convencido de que o que ele havia prometido também era capaz de cumprir” (Rm 4, 21).

Esperando contra toda esperança numa sociedade que esqueceu o verdadeiro significado do NATAL, somos como cristãos, chamados a ser semeadores de PAZ e de ESPERANÇA, levando o abraço e o pão para todos aqueles aos quais foram negados este direito.

Meu irmão, minha irmã, faça do seu coração a nova BELÉM, a casa do pão, uma porta escancarada onde todos aqueles que se aproximarem sejam acolhidos e encontrem o abraço, a paz, a esperança e o pão. Onde a seja a comida que nos alimenta e fortalece. A casa onde Jesus tem sua morada.

 

FELIZ NATAL! FELIZ ANO NOVO! FELIZ VIDA NOVA!


↩ Voltar