ISAP celebra seus 70 anos de fundação


Fé, gratidão, esperança e alegria, são os sentimentos experimentados pela Fraternidade do Instituto Santo Antônio de Pádua neste ano de preparação para a comemoração dos 70 anos de fundação da nossa Instituição que culminou com a celebração online no dia 13 de junho de 2020.

Iniciamos as festividades no dia 13 de junho de 2019, com a Celebração Eucarística em honra ao padroeiro Santo Antônio de Pádua, na qual fizemos memória da fundação do nosso amado ISAP. Contamos com a presença dos alunos, pais, professores, colaboradores e da comunidade local Na ocasião realizamos a entronização da imagem restaurada de Santo Antônio, na gruta próxima à Capela. No decorrer do ano de 2019 tivemos outros momentos de reflexão e memória da fundação do ISAP.

No princípio do ano de 2020, com uma equipe de professores, organizamos os festejos dando prosseguimento às festividades  no arco do semestre o qual, como comunidade escolar, não levamos a cumprimento alguns eventos, por por causa da Pandemia do COVID-19; tivemos que nos adaptar a essa nova situação de isolamento social, que impede as escolas de funcionarem na sua normalidade. Contudo, isso não significa que não festejamos. Ao contrário, como Comunidade escolar, através das aulas sob a plataforma online, os alunos, motivados pelos professores fizeram muitos trabalhos interdisciplinares com o tema comemorativo e postavam das redes sociais.

E… mesmo neste tempo de isolamento social, não faltou o afeto e a proximidade – ainda que virtual – entre alunos, pais, professores, e equipe administrativa. Ainda que em suas casas houve os votos de Feliz Páscoa…

… em família, homenagearam Nossa Senhora, com a tradicional coroação.

Também os professores, ex alunos e irmãs postaram mensagens, enviaram fotos antigas, gravaram vídeos homenageando esses 70 anos de história da escola.

Nas semanas que antecederam, como preparação espiritual ao dia de fundação, 13/06/2020, tivemos a graça de celebrar Trezena em honra a Santo Antônio,  online, transmitida pelas mídias da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem. Foram 13 Missas presididas pelos padres Miguel Ângelo Fiorillo, pároco, Marcos Antônio Mappa e Marcelo Pereira. Contamos com a presença os jovens da Paróquia que, nos 13 dias durante a Missa, preparam um tema específico refletindo sobre a vida do padroeiro e atualizando-o para os nossos tempos e animaram as liturgias. A trezena culminou com a Missa festiva em honra do Padroeiro e em Ação de Graças pelos 70 anos do Instituto Santo Antônio de Pádua presidida pelo nosso Pároco, Pe. Miguel. Ao final da Missa todos foram convidados a comer uma deliciosa canjica, uma vez que não pudemos fazer o ISAFORRÓ, a tradicional festa Junina.

Nós, irmãs desta fraternidade, somos agradecidas pela nossa presença em Itabirito, sobretudo pelas nossas primeiras irmãs que, com coragem, amor, dedicação e fé construíram esse complexo educacional e com ele contribuíram para que os sonhos de tantas pessoas que por aqui passaram se realizassem, através de uma educação de qualidade, pautada no Evangelho e no carisma franciscano alcantarino. Em especial recordamos Irmã Iluminata Malvone que doou a sua vida para a construção do ISAP e dedicou tanto cuidado e carinho por essa obra educativa.

Agradecemos a todas as irmãs! As de hoje e as que por aqui passaram e deixaram o legado de ser e servir, segundo o nosso Carisma e Missão.

Para a maior glória de Deus e o bem das crianças e jovens, continuamos construindo esta história.


↩ Voltar