Capítulo: o que é?


A celebração do Capítulo de um Instituto, não é um acontecimento privado que diz respeito somente aos membros daquele Instituto. Trata-se de um evento eclesial de interesse para toda a comunidade cristã. Para um instituto, é a ocasião por excelência de se tornar de novo consciente de seu lugar dentro da Igreja.

Por ocasião do Capítulo, o Instituto se coloca em situação de escuta. Primeiramente da Palavra de Deus. Esta Palavra vem a ele através de sua própria tradição, e também através do que seus membros estão experimentando, percebendo e dizendo. Vem também através do que o Espírito está dizendo à Igreja hoje assim como através dos sinais dos tempos, isto é, do contexto social e cultural contemporâneo.

Tendo consciência de que o mesmo Espírito que falou aos nossos fundadores, Dom Vincenzo Gargiulo, Madre Inês da Imaculada e nossas primeiras irmãs, continua a falar ao coração de cada uma das irmãs que hoje fazem a história do nosso Instituto e especialmente da nossa Província.

Mas, o que é mesmo um Capitulo? Segundo as nossas constituições “o Capítulo é um evento de comunhão e de fraternidade, momento privilegiado para reforçar e sustentar o espírito de unidade entre os seus membros. Em um autêntico espírito de oração e de discernimento deve verificar e garantir a fidelidade ao Evangelho e ao carisma, para torná-lo presente reexprimindo-o segundo o momento histórico no qual se celebra e nas diversas culturas, em conformidade ao Magistério da Igreja. […] É a expressão mais completa da fraternidade provincial e da colaboração de seus membros com o governo geral” (Const/2018, art. 99. 129a). A celebração de um Capítulo é um reencatar-se, revigorar-se, fortalecer-se para se colocar novamente a caminho; é o momento máximo de fraternidade, onde recordamos que “grandes coisas prometemos maiores nos foram prometidas” lembrando que, como franciscanas, o que prometemos de maior é nossa experiência fraterna; é o momento para refletir: Qual a nossa razão de existir na Igreja como franciscanas Alcantarinas?

Um Capítulo nos ensina que o caminho não existe; o caminho se faz, se faz juntas, se faz na escuta, no dialogo, na partilha, na justiça. Não se compreende um capitulo que não refaça o caminho das origens, que não valorize a TRADIÇÃO. Como Religiosos(as) existimos em função do Reino. Por este motivo é importante ter consciência de que o Capítulo de qualquer família religiosa não é um evento particular, mas pertence à Igreja, ao povo de Deus, ao Reino de Deus, é eclesial no sentido mais profundo desta palavra.

Todo Capítulo da família franciscana faz memória ao Capitulo das esteiras: vivido nas origens da Ordem criada por São Francisco, este é o grande evento da provisoriedade, esteiras em linguagem simbólica significa: não precisamos de nada, diante da simplicidade eu me adapto, diante da pobreza me adéquo. A esteira nivelava a todos, todos tinham o mesmo espaço. O encontro capitular é o momento privilegiado para redescobrirmos a vivência fraterna, o cuidado, a alegria de simplesmente estar juntas.

Capitulo é o momento para rever nosso serviço apostólico, o que a Igreja e o mundo esperam de nós? O mundo espera que tenhamos o mesmo ardor, a mesma radicalidade, a mesma paixão que nossos fundadores tiveram. O carisma é sempre dinâmico, ele é histórico, se molda às necessidades do tempo. O carisma é serviço, é ministério. É graça, é dom. Portanto, atualizar o carisma é buscar a melhor forma de se colocar a serviço da Igreja e do mundo.

Concluindo dizemos que um evento capitular nos dá a oportunidade para reler a nossa história, ver como estamos vivendo e se preciso for começar de novo. “Meus irmãos até agora pouco ou nada fizemos vamos recomeçar.” Uma oportunidade única onde somos chamados à radicalidade; somos chamadas a Kairocidade, a um retorno às fontes.


↩ Voltar