PÁSCOA – Eu vi o Senhor!


 

“Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus. Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos que vira o Senhor, e que Ele lhe dissera isto.”

(Jo 20,17-18)

 

Viver a Ressurreição de Jesus em tempo de tanto sofrimento, insegurança e incertezas como este que estamos vivendo com a pandemia do Coronavírus, para nós cristãos é um grande consolo e sobretudo um momento de grande esperança.

 “Eis o motivo por que Madalena chama Jesus «minha esperança»: porque foi Ele que a fez renascer, que lhe deu um futuro novo, uma vida boa, liberta do mal. Cristo minha esperança” (Papa Bento XVI –URBI ET ORBI-2012). Poder dizer como Maria Madalena “Eu vi o Senhor”, Ele é nossa esperança, esta é a nossa grande alegria pascal.

 Nós vimos o Senhor, Ele se manifesta em nossa vida todos os dias. Todas as vezes que levamos esperança, solidariedade e caridade para aqueles que estão sofrendo as duras consequências desta pandemia, estamos dizendo novamente ao mundo: ‘Vimos o Senhor”.

Estas palavras do nosso querido Papa Emérito Bento XVI, nos apontam um caminho de esperança e vida, Cristo mostrou um futuro diferente para Maria Madalena, acreditou nela, e a libertou do mal, Madalena por sua vez abriu os olhos do seu coração e só assim pode ver o Senhor e se tornar testemunha de sua ressurreição. Esta é a nossa missão nestes tempos tão difíceis e sofridos para tantos de nossos irmãos, sermos testemunhas e anunciadores (as) de esperança.

Maria Madalena fez a experiência da passagem da morte para vida, do sofrimento para esperança, viveu a sua Páscoa e não contendo em si tanta alegria correu e foi anunciar aos discípulos que vira o Senhor, ELE estava VIVO. Nesta pandemia que assola a humanidade e continua a ceifar vidas e destruir tantas famílias nossa palavra e nossas atitudes devem testemunhar a nossa FÉ, n’Ele depositamos toda nossa esperança.

“O Ressuscitado é o Crucificado; e não outra pessoa. Indeléveis no seu corpo glorioso, traz as chagas: feridas que se tornaram frestas de esperança. Para Ele, voltamos o nosso olhar para que sare as feridas da humanidade atribulada. ” (Papa Francisco URBI ET ORBI-2020). Esta é a certeza que trazemos em nosso coração, o Cristo crucificado é o mesmo Ressuscitado, ELE conhece as nossas dores, assumiu em si o nosso sofrimento, por isso neste dia de PÁSCOA, queremos entregar ao Cristo Ressuscitado tantas pessoas que ainda continuam sofrendo, para que cure as suas feridas e as conduza por um caminho de vida nova e esperança.

Fazer a experiência do RESSUSCITADO significa também, construir pontes de fraternidade, favorecer o diálogo e a partilha, lembrar ao mundo que somos todos irmãos. Em sua Encíclica Fratelli Tutti, o Papa Francisco nos recorda que este é o tempo de ‘vencer as dialéticas que nos colocam uns contra os outros’. Sempre com a certeza de que do que era dividido Cristo fez uma unidade. “Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio” (Ef 2,14). Fratelli tutti, campanha da fraternidade 2021, tudo nos convida ao diálogo e a fraternidade. SOMOS TODOS IRMÃOS, e somente como irmãos podemos vencer estes tempos de pandemia.

Por isso, finalizo esta reflexão pedindo ao Senhor da VIDA que sustente a humanidade neste momento difícil e sofrido da história, e nos conceda esperança e forças para enfrentar as dificuldades e sermos construtores de paz, diálogo, partilha e esperança. E que MARIA, nossa Mãe Especialíssima, nos ensine a permanecermos em pé diante das cruzes que a vida nos apresenta, para nesta Páscoa da Ressurreição testemunharmos que Cristo VIVE e Reina nos nossos corações.

A todos vocês meus irmãos e minhas irmãs que nos acompanham pelas redes sociais e por este nosso portal desejo uma FELIZ E SANTA PÁSCOA.

                  Irmã Virginia Matias Homem – Custódia Provincial


↩ Voltar