Hoje dia 10.05.21 – Último dia da Assembleia Capitular do XVIII Capítulo Ordinário da Província Nossa Senhora Aparecida.


Iniciamos com a celebração Eucarística presidida pelo Pe. Luiz Carlos de Carvalho Santos, Missionário de Villa Reggia e pároco da Paróquia São Sebastião.
Iniciou-se a celebração com a entronização da imagem de Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil e da nossa Província, foi levada pela Custódia Provincial e Conselheiras.
Em sua reflexão Pe. Luiz Carlos, dirigiu-se ao novo governo e a assembleia capitular, convidando a sair dos esquemas;
Que sejam uma Igreja doméstica em saída onde se partilha a Eucaristia.
Pensei em vocês como Igreja feminina, mulheres corajosas, profetas do novo tempo e na entrega de vocês a Cristo e a Deus inspiradas em São Francisco de Assis.
Meu coração deseja que vocês sejam mulheres consagradas que testemunhem o ser Igreja em comunhão com todas.
O presidente da celebração convidou a Custódia Provincial e Conselheiras para dizer a assembleia qual foi o sentimento ao receber o convite para esta missão que estão assumindo.
“Sentimentos de confiança, serviço, entrega, partilha, comunhão, gratidão a Deus por ter sido chamada para a vida consagrada, disponibilidade, nunca perder Deus de vista, plena confiança em Deus, abertura de mente e de coração para fazer a vontade de Deus”.
Em seguida Ir. Virgínia Matias Homem, que deixa o governo da província foi convidada a expressar também o seu sentimento, dirigindo-nos disse: “Tenho muita gratidão por estes anos de partilha, comunhão, serviço e entrega.
Pe. Luiz comparou o caminho a percorrer do novo governo com a história do Marceneiro e as Ferramentas dizendo que: “Para ser uma boa equipe é necessário ter presente o primeiro amor, para que possa trabalhar as diferenças existentes em cada uma de vós”.
O Marceneiro soube utilizar o melhor de cada ferramenta, mostrando que todos são importantes.
Que a Palavra de Deus possa iluminar este último dia de trabalhos da Assembleia capitular.
Na sala capitular foi realizada a leitura e a aprovação das Atas.
Em seguida a Madre Geral Ir. Ester Pinca juntamente com o Conselho Geral, através da plataforma online, dirigiu a palavra de agradecimento a toda assembleia capitular e a presidente do Capítulo pelo desempenho dos trabalhos realizados.
As Conselheiras do Governo Geral dirigiram palavras de afeto e encorajamento ao novo Governo Provincial.
Irmã Virginia Presidente da Assembleia Capitular, dirigiu-se à Custódia Maior Irmã Ester, ao Conselho Geral e a Assembleia Capitular como conclusão com a seguintes palavras do Papa Francisco (Pandemia). “Eu vejo um transbordamento de misericórdia derramando-se ao nosso redor, do espirito, os corações foram postos a prova, a crise suscitou uma coragem de uma compaixão nova”.
“Obrigada minhas queridas Irmãs, pela oportunidade de servir meu Instituto como Custódia Provincial durante estes seis anos. Pelo apoio, pela paciência e pelo consolo nos momentos difíceis. Este serviço me ajudou a crescer na vida fraterna, no sentido de pertença e sobretudo na fé. Por isso toda minha gratidão. Faço minha as palavras de Madre Eugênia.
“Vede como o Senhor Agiu” Não é obra do homem é toda de Deus. (Madre Eugenia Catalano).
Em seguida a Custódia Provincial Irmã Beatriz Teixeira de Freitas, iniciou suas palavras com o trecho do Evangelho de João, (Jo 15,12-17) “Não fostes vós quem escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para que produzais frutos e vosso fruto permaneça”.
Agradeço de coração a cada uma pela acolhida fraterna, sei que não estou sozinha nesta caminhada. Deus na sua infinita bondade nos conduza sempre em seus caminhos.
Passou-se a declaração de encerramento do XVIII Capítulo Provincial Ordinário, proclamada pela Presidente Ir. Virgínia Matias Homem.
Concluímos o XVIII Capítulo Provincial Ordinário com a oração do Tedeum na capela.
Por tudo demos graças ao Bom Deus.


↩ Voltar