89 Anos de Presença Franciscana Alcantarina em Terras Brasileiras!


Vede Como o Senhor é bom; encaminha todas as coisas segundo a sua vontade. (Testamento de Madre Eugênia).

 

Com o coração agradecido a Deus, nos unimos como Província Nossa Senhora Aparecida para louvarmos e bendizermos a Deus por sua infinita bondade e fidelidade para conosco, nestes 89 anos de presença Franciscana Alcantarina em terras Brasileiras. Graças ao espírito missionário de nossas primeiras Irmãs Italianas que com ousadia e coragem arriscaram  partir para anunciar o Reino de Deus em terras longínquas e até então desconhecidas para aquele grupo de doze irmãs, são elas: Irmã Maria Rosa Raiola, Irmã Maria iluminatta Malvone, Irmã Maria Inês  Nusca, Irmã Josefina Verna, Irmã Tarcísia Sgarro, Irmã Maria Irene Martine, Irmã Maria Luísa Ciardulo, Irmã Maria Valentina Pepe, Irmã Maria Estefânia  Frassino, Irmã  Madalena  Cirillo e Madre Eugênia Catalano. Façamos a memória dessas nossas irmãs que nos antecederam e com toda a coragem se colocaram a caminho, respondendo ao chamado do Senhor como fez Abraão: “Sai da tua terra, de tua família e da casa de teu pai, e vai para a terra que te mostrarei” ( cf. Gen 12, 1).

Já se passaram 89 anos que aconteceu este evento, os frutos nós hoje colhemos, dando continuidade a um sonho, um projeto missionário.  Podemos fazer, hoje, nossas as palavras de Madre Eugênia ” Vede Como o Senhor é bom; encaminha todas as coisas segundo a sua vontade.

É gratificante perceber a ação de Deus na nossa história. Ele sempre encaminha todas as coisas segundo o Seu projeto de Amor para com cada uma de nós que damos continuidade ao Sonho de nossas primeiras Irmãs.

Sabemos que no hoje da nossa história de Igreja, de Instituto e de Província os desafios são muitos, pois a história é dinâmica e a cada tempo o Senhor nos chama a responder determinados desafios, nossas primeiras Irmãs responderam na sua época aos apelos do Senhor. Podemos nos perguntar quais os apelos Ele nos faz no hoje de nossa História e presença Franciscana Alcantarina em terras Brasileiras? Como podemos avançar e ressignificar nossa presença e missão? Somos interpeladas como nos diz O Papa Francisco, a ser uma Igreja em saída, uma vida religiosa profética em mundo tão necessitado da presença de Deus.

O Senhor estará conosco como esteve com nossas primeiras irmãs, animando e dinamizando o Serviço ao Reino, junto aos Irmãos necessitados, não tenhamos medo de Avançar, a promessa que o Senhor nos fez é fiel “Eis que eu estarei convosco todos os dias até o fim dos tempos”. (Cf. Mt 28, 20)

Celebremos com Alegria este evento de nossa presença Franciscana Alcantarina no Brasil, com um coração agradecido a Deus pela sua fidelidade para conosco nesses 89 anos de Presença. Que nossas primeiras Irmãs que aqui estiveram junto de Deus intercedam por cada Irmã Franciscana Alcantarina, nos envie vocações de jovens generosas e apaixonados pelo seguimento de Jesus Cristo.

Fraternalmente abraço a todas que juntas damos continuidade a esta história de Amor de Deus para conosco!

 

Ir. Beatriz de Freitas Teixeira

Custódia Provincial


↩ Voltar