Tocar ou Comprimir


Senhor, faz um milagre em mim.

TOCAR OU COMPRIMIR

Há alguns episódios da vida de Jesus que são narrados com mais vivacidade e riqueza de detalhes. Um, dentre tantos, é a cura de uma mulher que sofria de uma hemorragia fazia doze anos – veja Mc 5,21-43.

Na verdade, Jesus segue acompanhado de grande multidão, e de Jairo. Este, um dos chefes da Sinagoga, que veio suplicar a Jesus que fosse em sua casa curar sua filha doente, talvez já a beira da morte.

Uma cena digna de registro e com detalhes sutis: Jesus, Jairo, e uma multidão em marcha!

Aguarda por eles uma mulher doente fazia 12 anos…

Espera por eles uma adolescente de 12 anos…

Não sabemos o nome da mulher, nem o da menina! Apenas Jesus e Jairo são mencionados!

O fato é que a filha de Jairo foi curada, como você verá no final da passagem.

Mas, fiquemos com a mulher. Padecera já nas mãos de vários médicos, gastara tudo, e nenhuma melhora acontecia. Era um retrato de indigência, da falta de esperança. Destinada ao isolamento e a uma vida provavelmente sem perspectiva de dias melhores!

Contudo, ouvindo falar de Jesus, surgiu uma luz no fim do túnel do seu caminhar!

Esta Luz, só podia ser Jesus. Ela queria encontrá-lo! Movia-lhe apenas uma certeza: se tocasse em suas vestes seria curada!

Mas, o curioso vem agora. Com grande fé, a mulher encheu-se de coragem, enfrentou uma multidão que comprimia e apertava Jesus.

E a mulher simplesmente tocou a sua roupa!

Sim, Jesus quer ser tocado, nunca comprimido ou apertado!

Enquanto a multidão o comprimia, jesus seguia firme para a casa de Jairo.

Mas, quando a mulher o tocou – melhor, tocou a sua roupa – Ele sentindo que uma força saíra de seu corpo, perguntou: quem me tocou as vestes? E o milagre aconteceu!

Tocar é diferente de comprimir ou apertar. Quem toca, sensibiliza; quem comprime, inquieta. Quem toca, desperta atenção; quem comprime, afasta. Quem toca, respeita; quem comprime, se impõe. Quem toca, desarma; quem comprime, agride. Quem toca, estimula; que comprime, inibe. Quem toca, ama; quem comprime, gosta. Quem toca, avança; quem comprime, se esconde. Quem toca, se revela; quem comprime, foge!

E você, tem tocado ou comprimido a Jesus!

A partir de hoje, toque mais em Jesus. E não importa a multidão que lhe queira afastar dele! Tenha fé, toque em Jesus que o milagre também acontecerá em sua vida!

A última esperança daquela mulher era Jesus.

Continue depositando sua esperança nele. Não espere Jesus passar. Vá ao seu encontro para tocá-lo com seu olhar, seu coração, sua vida, seu silencio, sua espera, sua fé, seu amor. Toque em Jesus, sobretudo com sua oração!

Certamente a mulher, por perder constantemente muito sangue, vivia sem força.

Saiba que Deus conhece a sua fraqueza, sabe também quando você está perdendo sua força. Por isso, muitas vezes, Ele até diminui o passo para que você o alcance!

E se deixa encontrar para que possa ouvir o que a mulher ouviu: Filha (o), a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal.

Dom Abade Felipe da Silva – Mosteiro de São Bento (RJ)


↩ Voltar