Bíblia, Deus se revelando


Todos os dias são “dias” da Bíblia. Sabemos bem o que significa a PALAVRA em nossa vida. Quantas vezes já experimentamos sua força, sua luz, sua doçura e também sua serenidade. A Palavra de Deus é algo que deve estar sempre presente na vida do cristão. Ela é como um amigo íntimo que encoraja, corrige, sustenta e aconselha. “Quão saborosas são para mim vossas palavras, mais doce que o mel na minha boca” (Sl 119,1003).

O Papa Paulo VI, ao se referir a Palavra de Deus dizia: “A Palavra de Deus serve como lâmpada nas mãos de quem caminha na noite”. Certamente, essas palavras brotaram da sua experiência profunda e pessoal com a Palavra de Deus. “Vossa Palavra é como uma lâmpada que ilumina meus passos. Ela é luz para o meu caminho” (Sl 119,105).

A Bíblia é, de longe, o best seller de toda a história da humanidade, tendo sido traduzida para mais de duas mil línguas. Ela conta a história da nossa salvação, o desenrolar-se gradual de toda a redenção através de dois testamentos. É ao mesmo tempo histórica e doutrinal, contendo a revelação que Deus fez aos homens através de suas ações e palavras. Tem valor universal porque ela vem de Deus e traz consigo a graça da luz para todos os homens e mulheres de boa vontade.

A fé nos diz que a Bíblia é a Palavra de Deus e que ela é tão necessária para nossa vida quanto o pão: “Não só de pão vive o homem, mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus” (Mt 4,4). A profissão da fé cristã na Bíblia, não diz simplesmente: “Deus falou na Sagrada escritura”, mas “Deus falou na Sagrada Escritura por meio de homens e de maneira humana” (DV 12). Inspirada por Deus, a Sagrada Escritura nos ajuda na busca das verdades da fé para a nossa salvação.

Na carta aos Romanos, o apóstolo Paulo, expressa ainda melhor o que é capaz de realizar a Palavra de Deus: “Toda a escritura é inspirada por Deus é útil para instruir e refletir, para corrigir e formar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, qualificado para toda a espécie de boas obras” (2 Tm 3,16). Assim sendo, “pela perseverança e pela consolação, que as Escrituras nos oferecem, podemos ter esperança” (Cf. Rm 15,4).

A história da Bíblia é a história da Palavra de Deus aos homens. “Deus, que muitas vezes e de muitos modos falou, outrora, aos pais pelos profetas, agora nestes dias que são os últimos, falou-nos por meio de seu Filho” (Hb 1,1-2). Ler a Bíblia é caminhar ao encontro de Jesus Cristo, “por quem nos vieram á graça e a verdade” (Jo 1,17). Deus nos ensina o caminho que nos leva a salvação. Jesus é a verdade de Deus que salva: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”, disse Jesus (Jo 14,6).

Os dois Testamentos (Antigo e Novo)  não fizeram outra coisa senão descrever o itinerário da Palavra de Deus, a qual: Cria o mundo (Gn 1), chama a Abraão (Gn 12,1ss) e Moisés (Ex 3,7ss), leva a termo a promessa da terra (Js 1,1ss; 21,43-45), é dirigida aos profetas de Israel (Jr 1,2-3; Os 1,1-3), assume o rosto de homem em Jesus de Nazaré (Jo 1,1-14), com a dilatação da Igreja apostólica (At 6,7; 12,24; 19,20), difunde-se, cresce e se afirma com força e regula o fim deste universo e o início do novo mundo (Ap 19,11-16; 21,1ss).

A Palavra de Deus deve orientar nossa vida no dia-a-dia. Muitas vezes, Deus se comunica conosco, mas sua palavra não nos penetra e nos transforma, porque não abrimos o coração para acolhê-la. É como a boa semente lançada sobre o pedregulho (Mc 4,5-6), por falta de profundidade e umidade, apenas brota, mas não cresce.

É a luz de Cristo que devemos rever nossa história e com a ajuda da Bíblia descobrir nela, na escuta atenta e assídua o apelo de Deus que nos convida a colaborar no seu projeto de amor e de libertação, de vida plena e de justiça. São Gregório afirmava: “Ler a Bíblia é escutar o coração de Deus”.

Setembro é o mês da Bíblia e da Pátria. Tempo de pensar e rezar pelo nosso país. Vamos pedir a Deus que continue abençoando o povo brasileiro e que o Espírito Santo ilumine os nossos governantes.

Estamos vivenciando e celebrando o Ano Paulino (28 de junho até 29 de junho de 2009), ano em que comemoramos os dois mil anos do nascimento do grande apóstolo da fé cristã, São Paulo. De grande perseguidor da Igreja, transformou-se pela graça e misericórdia de Deus em apóstolo, abrindo caminho do Evangelho aos pagãos. Foi um homem apaixonado por Jesus Cristo e sua mensagem, não medindo esforços e sacrifícios para levar o Evangelho a toda parte, fundando comunidades e alimentando-as na fé, na esperança e na caridade através de suas cartas.

O tema para o mês da Bíblia deste ano é a Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios, cujo lema escolhido é: “o amor jamais acabará”. Que esta iniciativa da Igreja proporcione a cada um de nós uma oportunidade de crescimento, de amor à Palavra de Deus e nos desperte a um ardor missionário, o desejo de tornar Jesus Cristo cada vez mais conhecido e amado. O Exemplo de vida de São Paulo nos inspire a cumprir a nossa missão de batizados, discípulos e missionários com fé e entusiasmo pelo Reino.

Maria, mulher orante e atenta à Palavra de Deus, nos ajude a acolher a Palavra, guardá-la e meditá-la em nosso coração, a fim de que possamos frutificar em boas obras. Que a Palavra de Deus seja luz em nosso caminho e esteja sempre em nossa mente e em nosso coração.

Toda a Paz e todo o Bem!

 

 

 

 

iranamaria*Irmã Ana Maria H. da Silva é

franciscana alcantarina,

Teóloga, Conselheira e Ecônoma Provincial


↩ Voltar