Vocação Leiga


 Deus nos chama à vida. Essa vida Deus quer que a vivamos plenamente. Deus nos chamou à santidade (1Ts 4,7), nos dando vida. “Pois a glória de Deus é a vida do homem”.

Somos levados à pia batismal, ainda bebês, mergulhamos no amor da Trindade Santa. Nossos Pais e padrinhos nos ensinam a viver amar a Deus e aos irmãos. Na adolescência recebemos a força do Alto. “O espírito virá sobre ti”. (Lc.1,35  ) e mais maduros, conscientes da missão, na alegria do Espírito Santo, anunciamos Jesus, o “Filho Amado”.

O Dom da vocação que possuímos está latente no coração de cada um. A expressão dessa vocação depende também da Iniciação dos jovens e de como as paróquias e colégios oferecem os subsídios e sugestões pastorais, para o clero, religiosos e leigos.

Eis a caminhada rumo à descoberta da minha vocação.

Meu nome é Maria Errieti, 59 anos, casada há 36 anos, dois filhos, fui crismada aos 7 anos de idade. A lembrança acerca do Crisma se resume no que segue: ao sair da Catedral da Sé, em São Paulo, minha madrinha ofereceu-me um rosário e disse-me: “Reze todos os dias”. Bem, infelizmente, não consegui rezar todos os dias, pois aos 7 anos ainda não tinha plena consciência do significado do sacramento do Crisma e da oração.

Ao receber a primeira comunhão iniciei minha participação na Cruzada Eucarística. Em seguida fiz parte das Filhas de Maria de minha paróquia.

Aos 26 anos, já casada, morando no Rio de Janeiro,participei de uma missa de celebração do Crisma de jovens, atenta aos cânticos: “Sim, eu quero que a luz de Deus que um dia em mim brilhou”, comecei a tomar consciência do significado do batismo. Com as orações e a homilia do Padre, “renasci do Alto” (Jo 3,3).

Aquela cerimônia me transformou em nova criatura. A partir desse dia, procurei cursos, passei a ler a Bíblia diariamente, busquei os livros religiosos, cresci na fé, não parei mais, olho para  a frente, o alvo: Jesus.

Faltava a participação efetiva nas atividades da Igreja: hoje sou catequista e Animadora de Círculos Bíblicos e atuo em vários outros eventos de minha comunidade. É desafiador anunciar as Bem-aventuranças no mundo atual.

errieti* Maria Errieti é amiga de longos anos das
Irmãs Franciscanas Alcantarinas,cursou Teologia
à distância pela PUC-RJ, é
catequista e líder do Círculo Bíblico “Bom Pastor”
que se reúne semanalmente na
Casa Assistencial N. Sra. da Dores – RJ


↩ Voltar