Profissão: Padre?


Há poucos dias fui surpreendido por um convite feito por uma grande emissora de televisão, que a partir de uma matéria publica na revista VEJA, gostaria de constatar os dados estatísticos apresentados. A matéria apresentou o religioso como o “profissional” com o maior nível de stress. Para confirmar tal dado, a repórter procurou-me pedindo que falasse um pouco do ser padre, da rotina de atividades que acompanha a vida sacerdotal. Ficou um pouco admirada quando disse-lhe que ser padre é mais que um profissão, é um estado de vida. Talvez seja por isso que quando uma profissão exige um alto grau de comprometimento as pessoas logo dizem: “Isto é um sacerdócio”.

Sacerdócio então tornou-se sinônimo de entrega, de comprometimento total, dedicação plena. Eu particularmente vejo que o “ser padre” tem assumido dimensões cada vez maiores. Além da rotina de confissões, atendimentos, celebrações e administração dos sacramentos, sou professor.

Tenho ainda um programa de rádio  e estou desenvolvendo um trabalho novo que aprimora ainda mais a minha missão através da música. Tenho hoje uma acentuada rotina de eventos para divulgar o CD “Viverás em Mim” que tem sido uma expressão de grande alegria no meu sacerdócio. Por isso eu iria um pouco mais a fundo na questão. O que faz um coração sacerdotal, uma vida consagrada, na sua essência é um apaixonar-se a cada dia pelo ideal de Jesus Cristo. É segui-lo mais de perto, numa dedicação mais exclusiva. É o homem que assume a inquietude do coração de Cristo na propagação do Reino.

O sacerdócio vem através de gerações, aperfeiçoando métodos, estratégias e linguagem, numa ousada missão: atualizar a força do anúncio do Evangelho para os novos/nossos tempos. Concluo afirmando que o padre no serviço à comunidade, nas dimensões social e espiritual, quer unicamente ser o rosto do seu Mestre-Jesus, que o vocacionou e inspirou a esta missão.

A vocação sacerdotal é um dom precioso do Cristo Pastor ao coração da sua Igreja. Ela “imita mais de perto e perpetuamente a forma de vida que o Filho de Deus assumiu ao entrar no mundo, para cumprir a vontade do Pai. E por Ele estendida aos discípulos que o seguiam” LG 44.

“O Senhor é a força do seu povo, uma fortaleza de salvação para o que lhe é consagrado” Sl 27,8.

padregleuson* Padre Gleuson G. de Farias Gomes é
músico, pároco da Paróquia de São Joaquim – RJ,
assistente espiritual e professor
do Instituto Padre Leonardo Carrescia
das Irmãs Franciscanas Alcantarinas.


↩ Voltar