Quem ama cuida


Hoje, como nunca, há uma grande preocupação com o Planeta Terra.

Houve um bom tempo de despreocupação neste sentido de conservação; mas com os constantes desequilíbrios evidentes da natureza, a humanidade despertou-se, buscando soluções para evitar maiores catástrofes das que já acontecem no mundo criado.

img7AGrandes são os problemas ambientais contemporâneos: poluição do ar e da água, aquecimento global, efeito estufa, mudança climática, desmatamento, desertificação.

Deus, presente na criação, suscita compromissos da nossa parte, com a preservação da natureza.

O ser humano foi feito para continuar a criação de Deus; conservar a natureza, usufruindo dela os bens que a mesma nos oferece; no entanto, quantos de nós distorcem esse projeto de Deus e pouco a pouco vai exterminando a natureza tão bela que Deus nos presenteou com tanto amor.

O resultado de tanto desrespeito ao Planeta Terra, está à vista de todo o Universo.

Apesar do empenho de muitos países em descobrir meios de sanar e impedir a veemência de tantos fenômenos naturais que vem sucedendo e destruindo paisagens, cidades e pessoas, ainda não encontraram uma perspectiva legal para abrandar a fúria dos ventos, das águas, da neve e do sol.

Nunca se viram ventos tão fortes como hoje; as águas nunca invadiram tantos espaços, como hoje; o sol nunca aqueceu em globalidade, como hoje. O que a natureza nos quer revelar nesses fenômenos?

A Campanha da Fraternidade deste ano nos afirma no seu lema que a “Criação geme como em dores de parto” (Rm 8,22 )

Esta expressão é por demais forte e desperta a humanidade a se decidir socorrer o mundo criado, para que não venha o próprio homem a sofrer ainda mais os danos, as consequências     de sua indiferença e descompromisso com a Palavra de Deus que nos alerta em todos os sentidos.

Quem ama cuida. Cuidemos, portanto das obras de Deus entregues a nós.

 

benignaIrmã Benigna Costa

é Franciscana Alcantarina,

Animadora de Comunidade

 


↩ Voltar