Como ir à Missa e não perder a fé


img76Achei sugestivo um texto que tive a oportunidade de ler, com este tema: Como ir à missa e não perder a fé, a autora do texto começa sua reflexão nos chamando atenção para o fato de estar havendo na Igreja um enfraquecimento da fé e uma diminuição do número de fiéis, nas nossas celebrações litúrgicas.

Esta diminuição da participação dos fieis na Igreja, estaria relacionado segundo a autora, aos abusos litúrgicos e às missas ruins, ou seja, as missas que traem o verdadeiro sentido da liturgia, que deverá ter como centro Jesus Cristo e o mistério pascal, muitas vezes nas nossas celebrações Deus não ocupa o centro e sim o homem, com a “bagagem” de suas perguntas existenciais, participamos, às vezes, de celebrações eucarísticas onde fica a desejar um maior aprofundamento, do mistério que estamos celebrando.

Toda missa deveria nos levar a mergulhar no mistério que è Deus, a fazer aqui na terra uma experiência do que será na eternidade. Na relação com a Liturgia se decide o destino da fé e da Igreja (cf. Teologia da liturgia, Ratzinger). A liturgia é sagrada, e deve remeter cada fiel as realidades sagradas, o culto e a reverência deverá ser feito a Deus e não ao homem, da adoração a Deus se passa a um círculo que gira em torno de si mesmo.

Sendo assim todos se sentem no direito de ensinar e praticar uma “liturgia”, de acordo com seu modo de pensar não obedecendo às orientações da Igreja, que tem como guia o Papa, que zela e valoriza a liturgia na Igreja como um momento de encontro com Cristo na sua entrega total ao Pai pela nossa salvação. A nós como Igreja cabe obedecer as orientações do Santo Padre o Papa e fazer de nossas celebrações litúrgicas um verdadeiro momento de adoração e reverencia a Deus que “vem a nós todos os dias no mistério da eucaristia”, através das mãos do sacerdote “ (São Francisco de Assis) e se deixa desvendar em seu mistério profundo de amor se dando a nós como alimento.

Continuemos sim a irmos à missa, mas sem perder a nossa fé, pois o nosso fundamento é Jesus Cristo rocha firme.

ir beatrizIrmã Beatriz de Freitas Teixeira

é Franciscana Alcantarina,

Teóloga


↩ Voltar