A amada Igreja de Jesus Cristo


img27Todos nós católicos e até os que não o são, nos surpreendemos com a renúncia do nosso Papa Bento XVI. Certamente depois de um discernimento profundo diante de Deus, iluminado e conduzido pelo Espírito Santo, ele chegou a está decisão pelo bem da Igreja de Jesus Cristo. A nós católicos basta acolher com o olhar da fé este momento único da Igreja, pois certamente o “olhar” de Deus é totalmente diferente do nosso.

Na certeza de que a Igreja fundada por Jesus Cristo é assistida continuamente pelo seu Santo Espírito, é ele quem a conduz também quando as águas se tornam agitadas, podemos até como Pedro sentir que o Barco está afundando, mas quem está na direção é nosso Mestre e Senhor Jesus Cristo.     Como nos disse o Papa em um dos seus discursos “Nesses oitos anos, passou por momentos de alegria e luz, mas também momentos não fáceis, porém nos disse: “Sempre soube que a barca da Igreja não é minha, não é nossa, mas sua”. O Senhor não a deixa afundar; é Ele que a conduz, sem dúvida também por meio dos homens que escolheu, porque assim o quis”. (Bento XVI).

Então porque temer? Ou assustarmos com este momento em que vive a Igreja? Certamente de mudanças. Mas o Senhor está no comando de sua Igreja. Resta-nos agradecer a Deus pelo exemplo de profunda humildade do humilde servo de Deus, Bento XVI, como ele próprio disse no início do seu pontificado. Seu profundo amor pela Igreja nos impele a também amar a Igreja, pois “Amar a Igreja significa também ter a coragem de fazer escolhas difíceis, sofridas, tendo sempre diante dos olhos o bem da Igreja e não de si mesmos”. (Bento XVI).

Continuemos, juntamente com o nosso Papa emérito Bento XVI, a acompanhar o caminho da Igreja, com a nossa oração. Pedindo a Deus que nos conceda um novo Papa segundo o seu coração, um homem profundamente arraigado em Jesus Cristo, e que iluminado e conduzido pelo Espírito Santo, conduza a “Amada Igreja de Jesus Cristo”, em meio aos mares agitados do mundo, que está sedento de Deus. Sabemos que é grande o desafio, mas a Igreja é de Jesus Cristo, e ele disse que estaria conosco todos os dias até o fim dos tempos. (cf. Mt 28,20). Amém!

ir beatrizIrmã Beatriz de Freitas Teixeira

é Franciscana Alcantarina,

Teóloga e Mestra

de Postulantes e Noviças

 


↩ Voltar