A Atualidade da História


MirnaEstamos em 2013, século XXI, mais precisamente na era Contemporânea. Acredito que vale a pena relembrarmos a     divisão dos períodos históricos: Pré-História, História Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea. E é importante ressaltar que esta divisão foi feita baseada em mudanças ocorridas no mundo ocidental. Hoje já existem vários historiadores que contestam essa separação. Mas o porquê estamos falando isso, é que sempre no primeiro dia de aula, quando estou compartilhando a minha paixão pela história, sou surpreendida pela seguinte pergunta: professora por quê é importante estudarmos história hoje.

Poderia dizer o óbvio: compreender o passado nos auxilia a entender o presente, no entanto, no meu ponto de vista, esta já é uma afirmação ultrapassada. Hoje estudar a História nos permite “ compreender uma dada realidade para poder transformá-la” diria o poeta Bertold Brecht. Logo nos elucida questões presentes e atuais da sociedade mundial e brasileira.

Desde circunstâncias do nosso cotidiano, como uma ida ao cinema – Os croods (desenho animado que retrata a realidade e os desafios de uma família na pré-história), a leitura de um jornal; a situações mais complexas como a interpretação de um livro de literatura brasileira (por exemplo, Machado de Assis, Jorge Amado, Graciliano Ramos, entre outros), uma vez que a literatura e a História “caminham de mãos dadas”.

Assim estudar História nos auxilia a entender o Brasil de hoje. É necessário que uma sociedade investigue os seus processos históricos, caso contrário não consegue entender a si própria e consequentemente desconhece as razões que a trouxeram até aqui. Vale a pena ressaltar os recentes estudos sobre o período da História Brasileira conhecido como Ditadura Civil-Militar (1964-1984). Logo se a sociedade não consegue entender a si mesma, provavelmente também não estará preparada para construir o futuro de forma organizada e estruturada. O jornalista Laurentino Gomes ressaltou que: “É quase impossível compreender o Brasil de hoje sem estudar a vinda da corte de D. João para o Rio de Janeiro e a influência decisiva que esse acontecimento teve na Independência em 1822. Quase todas as nossas características nacionais, todos os nossos defeitos e virtudes, já estavam presentes lá”.

E como podemos unir o conhecimento histórico e a prática da sala-de-aula, ou seja, de que maneira podemos incentivar os nossos alunos a compreender a realidade para poder transformá-la? Esse é um grande desafio para o século XXI. Acredito numa sala de aula que transponha os muros do espaço físico, um local onde pode-se utilizar inúmeros recursos tais como: música, filmes, fotografias, entre outros. Pois a História se constrói de forma dinâmica, é o reflexo da economia, política, manifestações culturais e sociais. Por exemplo, ao finalizar o conteúdo sobre a expansão do Islã na Idade Média, para as turmas do sétimo ano do Fundamental II, organizei junto com a coordenação um evento que juntou a dança árabe, musica e a comida árabe, com a participação dos alunos. Eles puderam compreender uma cultura diferente da brasileira de forma divertida e instrutiva.

Acredito que o estudo de História é uma ferramenta imprescindível no trabalho da construção coletiva da memória tanto mundial quanto brasileira. Portanto, precisamos olhar para o passado em busca de explicações para o país de hoje e a realidade mundial como forma de se preparar a construção do futuro. Estudar História é fundamental para a construção da sociedade dos nossos sonhos!

Mirna AragaoMirna Aragão de Medeiros

Professora de História 7º EF e 1ºEM

do Instituto Pe. Leonardo Carrescia 


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