Solenidade de PENTECOSTES


#Pentecoste3

“É como está escrito: Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou (Is 64,4), tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que o amam. Todavia, Deus no-las revelou pelo seu Espírito, porque o
Espírito penetra tudo, mesmo as profundezas de Deus.” 
(1Cor 2,9-10)


Iluminadas por estas palavras de São Paulo à comunidade de Corinto, nos coloquemos na escuta do que Deus tem reservado para nós.que
amamos a Deus e desejamos ser fiéis à sua vontade e à ação do seu Espírito. Grandes coisas Deus nos reserva.

#Pentecostes1A festa de Pentecostes nos encoraja a enfrentar os momentos difíceis, que não são poucos. Encoraja-nos a enfrentar estes momentos como Maria, em pé, em oração, em comunidade. Como bem nos lembra nosso querido Papa Francisco, Maria estava lá em oração com os discípulos: “Juntamente com eles, estava Maria, a Mãe de Jesus, a primeira discípula, e ali se torna Mãe da Igreja nascente. Com a sua paz, com o seu sorriso, com a sua maternidade, acompanhava a alegria da jovem Esposa, a Igreja de Jesus. (Papa Francisco-homilia missa de Pentecostes|2015)

Precisamos nos perguntar a cada dia: Para onde o Espírito quer que andemos? O Espírito hoje está nos dizendo a mesma coisa que disse aos nossos fundadores? Em qualquer lugar que eu esteja, em qualquer frente de missão apostólica não posso perder o Espírito evangélico que moveu nossos Santos fundadores. Precisamos ser criativos, Deus nos criou como criaturas, portanto finitas, com limites, e porque somos criativos, devemos buscar novas formas de superar estes limites. Novas formas de viver o Carisma deixado pelos nossos fundadores, sem jamais perder a sua essência.

Muitas vezes o Espírito Santo nos mostra que devemos recuar, esperar, avaliar e só depois dar os passos necessários na missão. Algumas vezes nos sentimos desanimados, com medo, sem forças para enfrentar as adversidades, mas este mesmo Espírito nos fortalece, encoraja e mostra os caminhos que devemos trilhar, devemos estar atentos à voz do Espírito que clama em nós.

Sobre esta ação do Espírito mais uma vez temos como reflexão as sábias palavras do nosso querido Papa Francisco: “O Espírito às vezes nos detém, como fez com São Paulo, para ir de um lugar ao outro, não nos deixa sós, nos dá coragem, nos dá paciência, nos faz percorrer seguros o caminho de Jesus, nos ajuda a vencer as resistências e a ser fortes no m
artírio
”.

Seguindo o exemplo de nossos fundadores e nossas primeiras irmãs precisamos criar capacidade de responder ao amor de Deus com gratuidade. Capacidade de captar os anseios do nosso tempo e dar uma resposta encarnada. Quem torna possível esta contemporaneidade entre Jesus e nós é o próprio Espírito Santo. Este mesmo Espírito nos fortalece e concede seus dons e os frutos destes dons, capacitando-nos à missão.#Pentecostes2

E, como bem nos adverte Papa Francisco “É o Espírito! De novo é Ele o protagonista. O que nos pede o Senhor? Docilidade ao Espírito. O que nos pede o Senhor? Para não termos medo ao ver que é o Espírito que nos chama”.

Não podemos esquecer que Valor é aquilo que custa, portanto mesmo que muitas vezes nos custe o sofrimento, precisamos cultivar e multiplicar os valores deixados pelas nossas irmãs que já cumpriram sua missão neste mundo. Nesta festa de Pentecostes elevemos a Deus nossa prece pedindo ao Senhor os Dons do seu Espírito, assim como os Frutos deste mesmo Espírito para que possamos viver com fidelidade os valores que herdamos de nossos fundadores e nossas primeiras irmãs.

Tenhamos um coração generoso aberto aos sinais dos tempos, vivendo com intensidade o sentido da itinerância, próprio da vida franciscana. A itinerância propriamente dita, e a itinerância do coração, aquela que São Francisco viveu de forma tão intensa, onde não nos apropriamos de nada, e estamos livres para ir onde à vontade de Deus nos enviar. A itinerância que nos ensina, como Papa Francisco tanto insiste, alcançar as periferias da história.

Nós somos agraciados porque participamos do Mistério Trinitário, pois ter o Filho é ter ao mesmo tempo o Pai e o Espírito Sa#Pentecostento. Que Deus nos conceda a graça da abertura e da docilidade ao Santo Espírito para percorrermos com fé o caminho que Jesus quer para cada uma de nós, para nosso Instituto e especialmente para nossa Província no Brasil.

Finalizo esta reflexão fazendo minhas as palavras de Madre Maria Francisca da Assunção, implorando sobre cada pessoa que ler estas palavras, as bênçãos de Maria e os dons do Espirito Santo.

“Lembro a todas que o Instituto necessita de fervorosas preces e peço nesta doce novena, que fazemos, tornando-a mais solene e divina, que a vossa costumeira caridade se acrescente novo fervor e imploro a Maria Imaculada, tantas graças que pode e quer conceder-nos pela sua inefável misericórdia. Ela queira abençoar-vos por mim.” (Madre Ma
ria Francisca da Assunção).

Boa Festa de Pentecostes a todos!

Irmã Virgínia Matias Homem – Superiora Provincial


↩ Voltar