Alcantarinas participam da Semana de Animação Missionária em Itabirito


Entre os dias 25 de junho e 03 de julho, a Paróquia São Sebastião de Itabirito promoveu a Semana de Animação Missionária, que teve como tema “Igreja em saída: o rosto acolhedor e misericordioso de Jesus”. Segundo o Pároco, Pe. Edmar José da Silva, o Papa Francisco tem insistido muito na necessidade da Igreja sair dos templos e centros de pastorais para ir ao encontro das pessoas, especialmente as mais sofridas, marginalizadas, desanimadas na fé e afastadas da igreja. Ele explica que a expressão “igreja em saída” chama a atenção para esta necessidade de ir ao encontro de todas as pessoas. “Foi exatamente isso que aconteceu durante esta semana: todos os envolvidos na missão foram ao encontro das pessoas afastadas, tristes e sofridas para escutá-las e oferecê-las uma palavra amiga e uma bênção especial”, destaca.

A equipe contou com um grande número de pessoas: padres, diáconos e membros das pastorais e movimentos da Paróquia São Sebastião, além de padres e seminaristas do seminário de Mariana; religiosas, dentre elas duas Franciscanas Alcantarinas, Ir. Zelinda Pereira e Ir. Fabiana Pinheiro, da comunidade do Instituto Santo Antônio de Pádua.

O evento contou com momentos de orações em diversos pontos de ônibus da cidade; visitas a todas as famílias das comunidades que pertencem à Paróquia de São Sebastião; visitas às Escolas Municipais e Estaduais que estão no território da Paróquia de São Sebastião; orações e reflexões à noite; confraternização e visita dos padres às instituições sociais: presídio, hospital, casa de repouso, casa lar, casa de apoio, APAE.

O Padre Edmar reiterou que espera que todos os católicos se sintam convidados a fazer o mesmo que os missionários e missionárias fizeram ao longo desta semana. “Ir ao encontro das pessoas. Todas as pastorais, movimentos e associações católicas devem superar a tendência ao comodismo e o medo de ousar, para ir ao encontro das realidades mais sofridas, no dizer do Papa Francisco, ir ao encontro das pessoas que estão nas periferias existenciais e geográficas das nossas cidades”, reforçou.

No encerramento da semana de animação missionária, após a missa das 9h do dia 03 de julho, na matriz São Sebastião, uma multidão, estimada em cerca de duas mil pessoas, levou um grandioso e pesado cruzeiro para ser fixado na praça das missões, no Bairro Padre Adelmo, construída especialmente para recebê-lo.

“Foi uma linda caminhada de fé do povo de Deus. O cruzeiro é o grande marco desta iniciativa que aconteceu na cidade neste ano de 2016. Apesar do peso, o cruzeiro foi conduzido com alegria e entusiasmo pela multidão e a maior lição que ficou foi esta: quando se carrega a cruz sozinho, tudo fica mais difícil; mas quando se carrega a cruz contando com o apoio dos irmãos, tudo fica mais leve e mais fácil”, finalizou o padre.

Fonte: sounoticia.com.br


↩ Voltar