VIII Congresso Internacional Conexão RCE


Nos dias 28 e 29 de julho último passado, Ir. Jaiara Silva Nogueira e a Coordenadora Pedagógica Cátia Fernandes N. Cerqueira, do Instituto Nossa Senhora Aparecida, participaram do VIII Congresso Internacional Conexão RCE (Rede Católica de Educação)que aconteceu na cidade de São Paulo.

O tema “Desafios da Escola: formação, conhecimento e valores essenciais”, abordou o que existe de mais moderno na área da educação. Durante o evento, palestrantes renomados apresentaram as mais novas estratégias gerenciais e tendências do mercado, além do que, possibilitaram aos representantes das escolas integradas à RCE um momento precioso de reflexão.

Dra. Elvira Souza Lima explicou como o cérebro reage ao novo e falou da importância da leitura, das brincadeiras e da música no desenvolvimento do cérebro.

Outro, Leandro Karnal, abordou a importância de conhecer os pais dos alunos para saber quem é o meu aluno. Também falou da necessidade de ensinar os valores e que, com tantas tecnologias os valores estão ficando esquecidos. Ressaltou ainda a importância da mudança, do conhecimento e das capacitações , pois nem tudo que é novo é bom e nem tudo que é velho é ruim.

Já Tio Flávio enfatizou a importância do professor que, com carinho e afeto, transforma vidas. Falou que devemos ser profissionais e respeitar a todos, pois ninguém é melhor que ninguém e que aprendemos todos os dias uns com os outros. O tempo passa, disse ele e, então, devemos dar valor às pessoas às coisas antes de perdê-las.

Antônio Nóvoa enfatizou que a aprendizagem acontece com mais facilidade através das pesquisas e trabalhos em grupo, pois no coletivo aprendemos a conhecer, pensar, agir, falar…

Carlos Alberto Alvim debateu a necessidade de o professor levar o aluno a refletir, questionar, a ser curioso, a descobrir. Falou da importância do professor falar menos e ouvir mais, pois a aprendizagem deve acontecer de forma prazerosa, onde o professor é simplesmente o mediador e o facilitador da aprendizagem.

A educação no século XXI exige o desenvolvimento de múltiplas habilidades. Nestes tempos de conectividade, o desafio que se coloca é o de viabilizar uma formação que também contemple os novos espaços de interações não lineares.

A abordagem dos assessores não foi “conteudista”, mas reflexiva, afetiva. Isso fez com que o Congresso se tornasse efetivo e oportuno. Permitiu aos representantes das escolas integradas produzir, manipular e utilizar o conhecimento para aperfeiçoar ainda mais suas competências e habilidades.


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