Mês Vocacional nas fraternidades


É missão de toda a Franciscana Alcantarina rezar e zelar pelas vocações, ser testemunho para os jovens vocacionados. É também nossa maior alegria ajudar jovens em processo de discernimento vocacional, orientá-los a perceberem a voz de Deus e deixar-se conduzir pelos Seus caminhos. Para isso buscamos os meios adequados para ir ao encontro deles, chamá-los e caminhar com eles.

Ao longo do mês vocacional todas as fraternidades se empenharam em prol das vocações, seja pela oração e pela oferta de si a Deus em favor delas, seja participando de encontros vocacionais organizados nas paróquias ou pelos grupos de Animação Vocacional, ou ainda indo até os jovens através do contato mais direto e chamando-os.

Dentre as atividades realizadas, destacamos:

A Caminhada Franciscana pelo perdão de Assis, no Ano da Misericórdia, organizada pelos Frades Menores, na cidade de Divinópolis, MG, com a participação de todas as fraternidades da província da Imaculada Conceição de Minas Gerais, de irmãs de várias Congregações franciscanas, incluindo a nossa com a presença de Ir. Altiva Maria e da Postulante Ana Clara da fraternidade do Recanto São José, da Ordem Franciscana Secular e leigos de diversas paróquias e comunidades.

A Manhã Vocacional na Comunidade dos OFM Capuchinhos no Rio Comprido, Rio de Janeiro. Momento que membros das diferentes congregações religiosas, de sacerdotes, de famílias tiveram a oportunidade de expor suas experiências, carismas e atividades como vocacionados e vocacionadas, na fidelidade a Deus e ao serviço dos irmãos. As irmãs da Fraternidade do Instituto Pe. Leonardo Carrescia, participaram e deram a sua mensagem de vida e incentivo aos jovens presentes.

O Encontro Vocacional Franciscano, com Jovens que vivem a espiritualidade franciscana e membros da Ordem Franciscana Secular, na fraternidade do Instituto Nossa Senhora Aparecida, em Paty do Alferes, RJ. Foi um encontro específico sobre a Vocação á Vida Religiosa Consagrada Franciscana. Os religiosos e religiosas presentes partilharam como foi o seu despertar vocacional e responderam as dúvidas, curiosidades e questionamentos dos jovens presentes. Momento de viver a Paz e o Bem proposto por Francisco e Clara de Assis.

INSA

A Noite Vocacional na Paróquia Nossa Senhora de Pompéia, da qual a Comunidade do Instituto Nossa Senhora de Fátima, em Pompeia participa. Foi um encontro com os jovens rezando pelas vocações e refletindo as s vocações específicas (Sacerdotal, Matrimonial, Religiosa e laical) na Igreja, com testemunhos de pessoas que vivem sua vocação na fidelidade ao Projeto de Jesus.


↩ Voltar