22 de Outubro:

 

Aniversário de Morte de D. Vicente Gargiulo
Fundador das Irmãs Franciscanas Alcantarinas

 

“E porque o Espírito de Jesus Cristo é espírito de doçura, de humildade, de abnegação e de mortificação, as 10Irmãs devem, com todo empenho trabalhar para adquiri-lo seja com o contínuo e nunca interrompido exercício dos atos de virtude correspondente, seja com a meditação cotidiana, especialmente sobre a Paixão de Jesus
Cristo Nosso Senhor; como diz nosso Pai São Pedro de Alcântara, não se pode encontrar outro tesouro tão rico e tão pleno de bens.”
 (Art.4 Const. 1874)

A experiência pastoral de Pe. Vicenzo Gargiulo alimenta no seu coração o rosto da caridade de Cristo: em particular o amor preferencial pelos pobres para os quais volta a sua vigilância paterna e proteção. Levar todos os homens ao Evangelho: é a inspiração que orienta sua caridade pastoral vivida no dom de si como revelação do amor de Cristo ao seu rebanho.

A novidade do Espírito tornou-o capaz de “curvar-se sobre os pequenos, sobre os pecadores, sobre os marginalizados de todo tipo, segundo o modelo dado por Jesus” e de dar vida a uma série de iniciativas concretas, distinguindo-se a recuperar de forma cristã o contexto social do bairro. No ministério sacerdotal Pe. Vicente revelou-se um autêntico discípulo do Senhor; sentia-se feliz quando podia partilhar com os mais pobres seu pouco alimento.

Todos os dias visitava os doentes, os solitários, as ovelhas mais distantes do seu rebanho. A caridade lhe dava asas aos pés para chegar a todos. Foi um padre paupérrimo, sem nada de próprio e inimigo de qualquer privilégio. Pe. Vicente foi um homem livre, daquela liberdade que o permitia sentir a vida, a história, os problemas humanos, a consagração a Cristo com abertura e sentimento delicadamente franciscano.

Doente e provado no físico, morreu aos 22 de outubro de 1895, com 61 anos de idade, quase todos vividos a serviço da Igreja e das almas. Estava por isso, pronto para a recompensa.

Reze conosco

ORAÇÃO PELO INSTITUTO

 

SENHOR, vós que inspirastes D. Vicente Gargiulo e, através dele, atraístes as jovens que deram início ao nosso Instituto, continuai a enviar-nos santas vocações para o serviço da Igreja e a Missão de ser sal e luz nesta terra.

Que sob a inspiração do vosso Espírito muitas jovens sejam atraídas a seguirem os passos de Jesus, como São Francisco de Assis e São Pedro de Alcântara e concedei a cada uma de nós a graça de continuarmos a servir-vos na fidelidade ao vosso chamado, por Nosso Senhor Jesus. Cristo na. Amém!


↩ Voltar