Festa da Padroeira da Província na Sede


Em comunhão com toda a Igreja do Brasil e com todas as comunidades, a fraternidade da Casa Província celebrou com grande Solenidade a Feste de Nossa Senhora Aparecida, padroeira da Província.

A Eucaristia foi presidida pelo amigo, Pe. Oswaldo Gerolim. Na homilia fez um paralelo do contexto histórico da época da aparição de Maria aos pescadores com o contexto atual, afirmando que a Mãe não abandona os seus filhos em suas dificuldades. Mas também destacou a persistência do povo brasileiros que não se entrega na primeira dificuldade, mas persiste quantas vezes for necessário até conseguir o que lhe dá dignidade.

“Olhemos para a imagem. Nela se encontram o português (a imagem é uma réplica da Padroeira de Portugal e do Brasil, Nossa Senhora da Conceição, que desde 1646 fazia parte da devoção de D. João IV e de todas as suas colônias); o brasileiro (a imagem foi feita, segundo estudos, com “terracota”, barro paulista característico da região encontrada); o índio (a imagem foi encontrada no rio indígena “Para`iwa”, passo entre Minas, Rio e São Paulo, hoje, Rio Paraíba do Sul); e o negro (a imagem possui uma cor castanho escuro, tendendo ao negro).  E assim se espalhou a devoção a Nossa Senhora da Conceição Aparecida, hoje, Padroeira do Brasil, cujo Santuário, na cidade de Aparecida do Norte reúne milhares de fiéis, de distintos lugares e etnias, em um bela manifestação de nossas raízes culturais, de nossa “unidade na pluralidade” mantida e fortalecida pela fé. A História de Nossa Senhora Aparecida nos ajuda, portanto, a entender esse papel tão importante da fé católica na configuração de nossa identidade cultural. Somos um país com vocação católica!  Peçamos a Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a “mãe amável, a mãe querida” do nosso Brasil que interceda por cada um de nós e pelo nosso povo para que, seguindo os seus passos, possamos ir ao encontro daquele que nos espera de “braços abertos”, o Cristo Redentor, o Filho de Maria”, concluiu Pe. Oswaldo, a sua reflexão.

Nossa Senhora Aparecida, Rogai a Deus por todos nós!


↩ Voltar