Celebração do II Capítulo das Esteiras – Primeiro Dia


Chegou o grande dia da celebração do II Capítulo das Esteiras da Província Nossa Senhora A?parecida, com o tema: “MISERICÓRDIA: AMAR COMO DEUS AMA”! Nestes dois dias, queremos viver e expressar a misericórdia de Deus em nossas vidas para transformar e revigorar as nossas fraternidades.

De todas as fraternidades, das diferentes regiões, irmãs se dirigiram ao Rio de Janeiro para este grande evento. Somos 35 irmãs, em comunhão com as demais, 2 postulantes e Fr. Vitório,OFM.

Iniciamos o encontro com a Missa de Abertura presidida pelo amigo Frei Menor, Vitório Mazucco. Recordamos as grandes motivações: O jubileu do Perdão de Assis, no oitavo centenário; O jubileu extraordinário da misericórdia que nos é oferecido pelo Papa Francisco; Os acontecimentos importantes na vida da nossa Congregação e da nossa Província, dentre eles: a abertura de novas frentes de missão na Itália; estudo da atualização das nossas Constituições, Consulta de Congregação no Brasil, continuidade da Visita Canônica de Sr. Ester Pinca; O Dom da Vida de Irmã Elisa e Irmã Iara, que hoje aniversariam; Festa de Santa Teresa D’Avila à qual suplicamos intercessão a Deus, pelas Irmãs aniversariantes como também, por todos os educadores e colaboradores nas nossas Instituições.

Animadas pelas junioristas, o Espírito Santo inundou o ambiente celebrativo. Invocamos a força do Espírito Santo, que com o fogo do Amor invade o nosso ser e nos impulsiona a construir a TENDA com as Esteiras da Alegria, da Fraternidade, da Abertura de Coração e do Serviço Fraterno.

Representante das nossas 10 fraternidades montaram a tenda da misericórdia  do Capítulo trazendo as esteiras da abertura de coração, da itinerância, da humildade e da disposição interior, a exemplo do Capítulo das Esteiras celebrado por São Francisco.

Na liturgia da Palavra nos servimos dos textos próprios da Memória de Santa Teresa D’Ávila. Na homilia fomos conduzidas no sentido da celebração de um Capitulo.

No café da manhã prestamos homenagem às Ir. Elisa e Iara, aniversariantes do dia.

No salão do encontro fomos acolhidas, fraternidade por fraternidade, formando o grande jardim da fraternidade.

Ir. Virgínia M. Homem, superiora Provincial fez a abertura oficial do Capítulo e convidou Fr. Vitório a conduzir as reflexões. Num primeiro momento lembrou-nos o que significa a pala “Capítulo” e seu significado na Vida Franciscana. Depois começou a aprofunda a temática da Misericórdia em Francisco de Assis.

No da tarde, com a oração vespertina celebramos o amor misericordioso de Deus. Recordamos aspectos significativos do dia vivido e reunimos tudo no grande Magnificat de Maria.

Por fim, a grande noite da Fraternidade. Muita alegria, risos, brincadeiras. Muita interação entre as geração. Noite muito franciscana!!!! Verdadeiro ágape fraterno.

 


↩ Voltar