O carisma torna visível o amor de Deus


 “A vida cristã consiste num continuo subir ao monte para o encontro com Deus, e depois descer levando o amor e a força de Deus para o serviço ao irmão”. (Papa Emérito Bento XVI)

Nosso Carisma nos reporta ao encontro com o Crucificado. Este mesmo encontro que se tornou o princípio de nova vida para Francisco. São Francisco entendeu o que Deus havia sonhado para Ele no encontro pessoal com o Crucificado. Nosso carisma nos convida a reviver este encontro diariamente e, com ALEGRIA. Esta alegria que é considerada uma marca Franciscana Alcantarina.

Quem vive verdadeiramente o encontro com Jesus não permanece o mesmo, sua graça nos alcança e transforma. Somos transformados pelo amor misericordioso de Deus Pai, e ao mesmo tempo, purificados por este amor, transformamos a comunidade em que estamos inseridas. Esta é a beleza maior da vida fraterna, ninguém que ama a vida fraterna consegue ser indiferente ao irmão e a irmã que partilha esta mesma vida.

Assim, como consagradas somos chamadas a viver em espírito de gratidão pelo dom do Espirito Santo que anima sua Igreja através do carisma da Vida Religiosa. Com a firme certeza que toda vocação nasce do amor misericordioso de Jesus. Consagrados que na oração ouvem a voz de Deus, dizem SIM e se colocam a serviço de Reino no despojamento, na humildade, na entrega de sua vida a serviço de Deus e da Igreja, estes atraem, por que são testemunhas da fé que professam e da escolha que os sustenta.

O mesmo Espirito que orientou e manteve nossos fundadores, deve nos mover hoje no serviço apostólico e no amor pelo Reino. Não nos esqueçamos de que o Carisma é graça, é presente de Deus, e o ministério é serviço. Devemos ser facilitadores desta graça de Deus na vida do irmão. Não pode existir carisma sem a busca incansável de se colocar a serviço e sem procurar a melhor forma de realizar e atualizar este serviço na Igreja e no mundo.

Sabemos que só o testemunho é capaz de atrair os jovens, por que eles precisam de exemplo, de modelos. Sabemos também que ser testemunhas da realidade do Reino é responsabilidade de todo cristão e mais ainda quando este cristão radicaliza seu batismo através da consagração religiosa. As jovens vocacionadas devem nos olhar e dizer: “vede como elas se amam”. Este testemunho nos fortalece e nos ajuda a viver nosso carisma com fidelidade e fazer da nossa missão apostólica, seja ela numa Obra social, numa escola, creche, casa de acolhida, pensionato para jovens ou idosos, serviço paroquial, seja qual for o serviço ele deve ser uma oferenda de amor ao Reino.

Uma fraternidade que se coloca na busca da vontade de Deus, no seguimento a Jesus Cristo, que se orienta pelo Evangelho, por si só já é uma fraternidade evangelizadora. Dentro de uma fraternidade não existe singularidade, é a fraternidade toda que evangeliza. É isto que encanta o mundo, é esta realidade que nos santifica.

Foi acreditando no poder evangelizador da Vida fraterna que nossas primeiras irmãs corajosamente iniciaram nosso Instituto, por este motivo toda formação deve ser ancorada nas origens, pois nas origens da nossa família Religiosa encontramos testemunho forte e coerente de amor oblativo ao serviço do Reino.

Não tenho dúvidas de que na messe do Senhor, realmente não é o muito fazer que transforma a realidade, mas a docilidade ao seu Espírito e a convicção de ser instrumento na mãos providentes de Cristo. Não se apropriar do Espirito Santo, mas se colocar atentos a seus sinais. Ver o mundo com o “olhar de Deus”, um olhar que vê além das aparências.

Por isso o Franciscano é aquele que se antecipa no amor, oferece misericórdia mesmo aos que não a pedem, quer o bem do outro, conquista o irmão para Deus. Devemos ter presente que uma comunidade unida e misericordiosa é sinal visível do Reino. (At. 2,42-46). Este deve ser nosso maior testemunho.

A verdadeira fraternidade se constrói ao redor da palavra de Deus e da Eucaristia. (1Ts 4,13). Nossa missão enquanto fraternidade franciscana é justamente levar a todos a consolação que nós mesmos recebemos de Deus. Nosso Deus é um Deus que se inclina para olhar todos os homens (Sl 84,8). Um Deus que se preocupa conosco, um Deus que se compadece com o nosso sofrimento.

Vamos a exemplo do apostolo Paulo, nos despojar dos nossos projetos pessoais para poder dizer: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vive-a pela fé do Filho de Deus.” (Gl 2,20). Vivendo a vida em Cristo temos esperança, fé e coragem para vencer todas as dificuldades que se nos apresentam dia por dia.

Vivemos tempos difíceis, mas o vivemos na fé, e, sobretudo no amor fraterno, pois a partilha fraterna nos fortalece. Unamo-nos entorno da palavra de Deus. Vivamos com fidelidade nosso carisma tornando visível para todos os nossos irmãos e irmãs o amor misericordioso de Deus Pai e Filho, com a ternura e a proteção de Maria, nossa Mãe Especialíssima.

Com amor fraterno,

Irmã Virginia Matias Homem – Superiora Provincial


↩ Voltar