GRATIDÃO


 “Rendamos graças à divina bondade que sempre nos dispensou abundantes bens.” (V.G)

No dia 01 de maio de 2017, dia de São José Operário comemoramos 20 anos de presença missionaria na cidade da Serra do Ramalho – Bahia, Diocese de Bom Jesus da Lapa, Paróquia São José Operário. Todos os anos a paróquia celebra seu padroeiro com um animado novenário a São José, este ano o novenário teve uma intenção especial: agradecer a Deus a presença das Irmãs Franciscanas Alcantarinas nesta amada Paróquia.

Chegamos à Serra do Ramalho em maio de 1997, a Provincial da época Irmã Elisa Maria de Castro Araújo e as Irmãs Luzia Astromikis, Consolação Machado e Benigna Anício Costa iniciaram este belíssimo trabalho pastoral, com fé, coragem e disponibilidade de coração.

A Congregação dos Padres da Missão, ou Lazaristas, ou Vicentinos como também são chamados estavam na Paróquia há apenas um ano, começamos praticamente juntos este trabalho. Com a chegada das irmãs foi possível dar vida ao que hoje a paróquia conhece e se orgulha de chamar: Equipe Missionaria.

A equipe missionaria formada pelos Padres e pelas irmãs se encarrega do serviço Pastoral de toda Paróquia São José Operário, composta por 32 Agrovilas e inúmeras pequenas comunidades, inclusive comunidades ribeirinhas e indígenas. É um trabalho imenso, realizado com zelo e generosidade missionaria, pelas irmãs e pelos Padres, que juntos trabalham com espírito fraterno e muito sintonia.

“Nossa única fonte de renda é a fé na divina providência” (V.G), esta frase do nosso fundador traduz com amplitude a vida de nossas irmãs na Serra do Ramalho. Vivem com muita simplicidade e austeridade, em espirito de sacrifício e completa doação ao povo da cidade. Tendo verdadeiramente como única fonte de renda a fé na Divina Providência.

A comunidade que traz o nome do nosso fundador: Comunidade Padre Vicente Gargiulo, honra o desejo de Dom Gargiulo doando-se diariamente com incansável espirito de docilidade ao serviço Pastoral Paroquial. Muitas irmãs já passaram pela Serra, sem citar nomes agradeço de coração a cada uma, todas deixaram saudades no coração daquele povo que ama tanto as irmãs.

Falemos dos festejos que vivemos durante o novenário em preparação a festa. As irmãs foram chegando aos poucos, e cada grupo que chegava se inseria na novena e o Pároco Pe. Gentil José Soares da Silva, CM; Gentil no nome e mais, gentil ainda nos gestos, as apresentava com alegria durante a missa. Nosso amigo Padre Caetano, conhecido de todas nós, acompanhou o grupo de irmãs que viajaram do Rio e de Belo Horizonte. Pe. Antônio Caetano Evangelista presidiu a missa no sexto e no sétimo dia da novena. Obrigada, de coração, Pe. Caetano por sua presença amiga e alegre.

Estávamos em 12 irmãs na cidade. As três irmãs da comunidade: Ir. Ana Geralda Ferreira, Ir. Vanda Eunice Barbosa e Ir. Nelci Machry; as irmãs Ir. Benigna Anício Costa, e Ir. Consolação Machado, irmãs que iniciaram a missão; Ir. Beatriz Freitas Teixeira, Ir. Rosalva Gorete Kaiser, Elizabete Teixeira da Silva, Ir. Zélia Silva Ramos, Ir. Altiva Maria Costa, Ir. Marciene Pereira Borges, filha da terra e a Superiora Provincial, Ir. Virginia Matias Homem.

Fomos generosamente acolhidas pelas nossas irmãs da comunidade Padre Vicente Gargiulo, pela comunidade Paroquial na pessoa do Pároco, Pe. Gentil José Soares da Silva, CM e por todo povo.

Temos tanto a agradecer, iniciemos pela hospedagem fraterna, um cuidado amoroso ao nos oferecer lugar para ficar. Um almoço gostoso, temperado com muito carinho pelas senhoras da comunidade paroquial. Uma acolhida generosa, afetuosa e festeira muito própria do povo baiano, mas muito especial do povo Serramalhense.

“Tudo quanto fizerdes fazei-o de todo coração” (Cl 3,23), esta frase de São Paulo aos Colossenses é muito própria para o povo de Serra do Ramalho, de todas as agrovilas e comunidades, todos, todos nos prestaram homenagem de todo o coração e se superaram em bondade e gratidão.

Depois de um novenário muito bem preparado, de várias noites de show cultural, a cidade despertou no dia da festa do padroeiro com uma belíssima alvorada às cinco da manhã, com direito a banda, mas principalmente muita oração e devoção. Durante o dia os festejos continuaram com bênção dos carros, procissão e finalmente a tão esperada celebração Eucarística.

A Solene Eucaristia do dia do Padroeiro, Presidida pelo Provincial dos Padres da Missão, Pe. Geraldo Eustáquio Mól Santos, CM, concelebrada pelo Pároco Pe. Gentil, também pelo Pe. Caetano, nosso amigo, e pelo Pe. Paulo Eustáquio Venuto, CM. Acompanhada por um belíssimo coral, foi muito bem preparada liturgicamente. Durante toda celebração nós irmãs Alcantarinas tivemos um lugar de destaque, a todo o momento se fazia referência aos 20 anos de nossa presença missionária.

Durante a homilia Padre Geraldo Mol, se preocupou de contar ao povo a nossa historia, nossas origens. Discorreu com tranquilidade os primórdios da nossa historia, desde Dom Gargiulo, Madre Inês, as primeiras irmãs um pouco do nosso carisma. Nossa presença no mundo, e nossa presença no Brasil, nas diversas frentes de missão.

Explicou ao povo como nascemos no seio de uma paróquia, e a importância de nosso trabalho de pastoral Paroquial desde as origens.

Padre Geraldo falava poeticamente, convidou o povo a cantar com a ajuda do Padre Erick (Religioso Vicentino) e o povo cantou, se alegrou, vibrou, cantando canções populares que se reportavam a nossa história como “tocando em frente”, “caminhando e cantando” e outras. Elogiou nosso trabalho e a coragem de cada irmã que nestes 20 anos ajudaram a construir a história da Paróquia São José Operário.

Como foi emocionante para nós que estávamos vivendo aquele momento perceber uma Igreja aberta, em saída, itinerante e saber que fazemos parte deste processo, ajudamos a construi-lo.

No final a comunidade paroquial ainda prestou mais homenagens, chamou as irmãs à frente, cantou para nós, e três crianças vestidas de irmãs entraram trazendo rosas e cantando, traziam cartazes com nossos nomes. Foi um momento lindo. Deram-nos de presente o mapa da Cidade com a representação das Agrovilas. Neste

Nas homenagens fizeram referência com gratidão e carinho a todas as irmãs que já trabalharam na Paróquia e não puderam estar presente por motivo de saúde ou por trabalhos na missão que exercem hoje. Lembraram os nomes e demonstraram muita gratidão. Neste instante, a Superiora Provincial, Irmã Virginia tomou a palavra e agradeceu o carinho e o constante apoio da comunidade Paroquial durante estes 20 anos da presença Franciscana Alcantarina na Serra do Ramalho. Agradeceu também em nome de todas as irmãs o apoio fraterno dos Padres da Missão na pessoa do Provincial Padre Geraldo e do Pároco Padre Gentil.

Padre Gentil finalizou este momento agradecendo nossa presença na pessoa das irmãs que fazem parte da comunidade hoje, as irmãs Ana Geralda, Vanda e Nelci, e que partilham com ele esta missão. Disse emocionado o quanto as irmãs são importantes no trabalho da equipe missionaria, o quanto o apoiam e cuidam de forma incansável do serviço paroquial. Falou do espirito de sacrifício e de pobreza que vivem as irmãs. Exemplo de doação e desprendimento.

Com toda certeza nós que participamos desta festa deixamos a Serra do Ramalho com muito orgulho das nossas irmãs, das que estão lá hoje e de todas que já se doaram a este serviço nestes 20 anos. Parabéns minhas irmãs, tenham confiança de que nosso fundador lá no céu está aplaudindo este tão frutuoso trabalho.

PARABÉNS À NOSSA PROVÍNCIA PELOS 20 ANOS DESTE LINDO TRABALHO MISSIONÁRIO.  NESTE JUBILEU DOS 300 ANOS DA APARIÇÃO DA VIRGEM MÃE APARECIDA, NOSSA PROVÍNCIA SEJA AGRACIADA COM UM CORAÇÃO AINDA MAIS MISSIONÁRIO PARA CADA UMA DE NÓS.

Ir. Virgínia Matias Homem – Superiora Provincial


↩ Voltar