Mês Alcantarino: caminho para a santidade

 

De 14 de Setembro a 22 de Outubro celebramos em nossa Província o que denominamos “Mês Alcantarino”. Neste Período, concentram-se as datas marcantes da Congregação. São grandes motivações para que renovemos nosso vigor na prática dos quatro pilares da nossa espiritualidade carismática:

1 – O espírito de oração e devoção

“O louvor está sempre em meus lábios e me nasce espontâneo do coração” (Ir. Madalena Del Gaudio).

2 – A pobreza e o minorismo

Eu, frei Francisco pequenino, quero seguir a vida e a pobreza de nosso altíssimo Senhor Jesus Cristo e de sua Mãe santíssima e perseverar nela até o fim” (UV).

3 – A fraternidade

O caráter distintivo das Filhas Pobres de São Pedro de Alcântara deve ser a caridade fraterna; por isso ao mesmo tempo reciprocamente se amarão e estimarão como iguais” (Const74, I, 14°).

4 – A missão e evangelização.

Com a alegria da fé, somos também missionários para proclamar o Evangelho de Jesus Cristo e, nele, a boa notícia da dignidade humana, da vida, da família, do trabalho, da ciência e da solidariedade com a criação” (DA 103).

Tudo isto vivido na “Perfeita Alegria” que tudo acolhe por amor a Deus, ao próximo e pela paz e harmonia dos corações.

O “Mês” Alcantarino é, todo ele, celebração viva e encarnada para nós, irmãs, para todos os que conosco participam deste carisma.  Com ele queremos acrescentar mais vida à Vida da Igreja.

E, para este ano de 2018, escolhemos refletir a nova Exortação que o Papa Francisco escreveu para “fazer ressoar mais uma vez o chamado à santidade”, indicando “os seus riscos, desafios e oportunidades”, a “Gaudete et Exsultate” – Alegrai-vos e exultai .

 

 

14 de Setembro

Estigma - 17.917 de Setembro

17 de setembro

FRANCISC - 4.104 de outubro

12 de Outubro

Me. Eugênia Catalano - 16.1016 de Outubro

SPAlcantara - 19.1019 de Outubro

gargiulo - 22.1022 de Outubro


↩ Voltar