“VEDE COMO O SENHOR AGIU!”


“… A CARIDADE, A CARIDADE, A CARIDADE. Deixai todas as coisas desta terra e pensai nas do céu, as únicas que vos dão a paz na terra e farão ocupar um belo lugar no céu.” (Madre Eugenia Catalano)

No leito de morte nossa querida Madre Eugenia proferiu esta derradeira palavra: “Vede como Senhor agiu”, se estivesse entre nós hoje com certeza diria, vede minhas irmãs como o Senhor continua agindo e fortalecendo a nossa missão ao longo destes anos em terras brasileiras. São tantas as bênçãos que Deus derrama cada dia na vida da nossa Província, que todas as tribulações e dificuldades se tornam muito mais fáceis de suportar e enfrentar. São tantos os sinais do amor de Deus na nossa vida e missão que não nos resta senão agradecer e bendizer ao Senhor.

Com coração cheio de gratidão no dia 30 deste mês comemoramos 85 anos de presença Franciscana Alcantarina no Brasil, esta terra abençoada por Deus. Nestes 85 anos quantas bênçãos foram recebidas, quanto bem em nome de Deus e pela sua infinita misericórdia nós fizemos através de nossas Obras na missão Apostólica, e, sobretudo através de nosso testemunho de fé.

Hoje quero agradecer a Deus, em nome de todas as irmãs, pela pessoa de Irmã Paciência Gargano, que na sua Fé e coragem, aceitou o desafio de enviar irmãs ao Brasil, ao Frei Serafim de Santa Teresa (carmelita descalço), que acreditou e sustentou este empreendimento missionário.

Volto meu coração a Deus e bendigo a coragem, ousadia, fé, e generosidade de Madre Eugenia e das Primeiras Irmãs, que com grande espírito de sacrifico e oblação entregaram-se nas mãos de Deus, deixaram sua Pátria, deixaram a segurança de seu País, seus familiares, sua comunidade, para viver esta grande aventura missionária. Muito obrigada Senhor por estas mulheres corajosas, esperançosas e com um tão grande ardor missionário.

Ao longo destes 85 anos uma figura materna nos acompanha e fortalece, com seu olhar profundo e terno, Madre Eugenia Catalano, nos acompanha e do céu intercede por nós. Por vezes me pergunto: Quem foi esta mulher de baixa estatura, mas de um coração maior que o Brasil, uma mulher corajosa, audaciosa e generosa. O que a fez tão forte? Que Espírito a movia?

Fortalecida pelo Espirito Santo, deixando-se guiar por Ele, Madre Eugenia trilhou caminhos difíceis nos primórdios da nossa missão aqui no Brasil. Mas hoje vemos como fez a escolha certa, quanto bem ela e nossas primeiras irmãs semearam quantos bons frutos hoje colhemos deste trabalho.

Então me pergunto: Hoje, para onde o espirito quer que andemos? O espirito hoje está nos dizendo à mesma coisa que disse aos nossos fundadores? Estamos nos deixando conduzir pelas inspirações do Espirito Santo como fez Madre Eugenia? Temos a coragem desta mulher?

Não nos esqueçamos minhas irmãs em qualquer lugar que estejamos, em qualquer frente de missão apostólica que a obediência nos envie não podemos perder o Espirito evangélico que moveu nossos santos fundadores. Não podemos perder DEUS de vista.

MADRE EUGÊNIA com sua vida e testemunho nos ensinou que carregar a cruz é viver as consequências de uma vida coerente com o projeto do Pai, manifestado em Jesus. Mostrando-nos que Segui-Lo não é tanto fazer o que Jesus fazia, mas o que Ele faria se estivesse aqui hoje.

Enquanto fraternidade que busca fazer a vontade de Deus no seguimento de Jesus Cristo, realmente plantamos nesta terra sementes fortes do nosso carisma. A fraternidade é o lugar onde se fecunda a vida. Temos a certeza que Madre Eugenia e nossas primeiras irmãs abriram caminho para que nós fizéssemos a VIDA nascer em todos os lugares de nossa presença durante estes 85 anos de doação e vivência de um amor oblativo.

Uma comunidade que se orienta pelo Evangelho é uma fraternidade evangelizadora, como religiosas não evangelizamos sozinhas, nossa comunidade deve ser evangelizadora. Este foi um forte ensinamento de nossas primeiras irmãs no Brasil, foram mulheres com grande espirito missionário, primavam pelo desejo de evangelizar, mas nunca cumpriram esta missão sozinha ou como protagonistas de si mesma, mas sempre enquanto fraternidade, sempre enquanto ALCANTARINAS.

Nesta Terra de Santa Cruz que tantas lágrimas custaram a Madre Eugenia e nossas primeiras irmãs, somos orgulhosamente conhecidas como as ALCANTARINAS.  São Pedro de Alcântara foi o primeiro padroeiro do Brasil, era o santo de devoção de Dom Pedro I, foi este quem solicitou ao Papa que proclamasse São Pedro de Alcântara como padroeiro do Brasil. E, assim foi feito, em 1826, pelo Papa Leão XII. Desta forma, nossa história está estreitamente ligada à história do Brasil, São Pedro de Alcântara tão importante na história de nosso País nos torna muito próximas de nossa gente, muito próximas do nosso povo.

Encerro esta reflexão pedindo ao Senhor que nos ensine a discernir onde está verdadeiramente a vontade de Deus, o que Ele nos pede no hoje de nossa história. Que Deus nos abra bem os olhos para enxergar sua vontade. Entendendo a obediência como um grande ATO DE FÉ, e a exemplo de São Francisco não desejar outra coisa senão perseguir, escutar e buscar a vontade de Deus na nossa vida e na vida de nossa Província.

PARABÉNS a todas nós por estes 85 anos bem vividos neste nosso imenso Brasil. PARABÉNS a todos os amigos e colaboradores que conosco tornaram esta história possível e nos ajudaram a cumprir nossa missão e a tornar visível nosso carisma.

MUITO OBRIGADA A TODOS.

Irmã Virginia Matias Homem – Superiora Provincial


↩ Voltar