Visita Canônica da custódia maior Ir. Ester Pinca e da conselheira geral Ir. Eva Maria à fraternidade da I.N.S.N.


“Senhor, dá-nos, esperança segura.” São Francisco de Assis

 Com muita alegria e esperança acolhemos do dia 22 a 28 de fevereiro de 2015, nossa Caríssima Superiora Geral Ir. Ester Pinca e a tão querida Conselheira Geral Irmã Eva Maria.

Iniciamos o encontro na capela onde a Ir. Ester levou-nos a refletir sobre alguns pontos da carta Apostólica do Papa Francisco a todos os consagrados. Sua proposta do encontro foi pautada em três momentos: a) “olhar o passado com gratidão e misericórdia,” b) “Viver o presente com paixão;” c) “abraçar o futuro com esperança”.

Foram dias de muita alegria, convívio fraterno, acolhida, partilha, oração e de muita esperança.

A Ir. Ester, com muita simplicidade, humildade, alegria, sensibilidade, transparência, abertura e acolhida foi, durante estes dias, uma irmã entre nós e como nós, até parecia já ter convivido com a nossa fraternidade. Uma pessoa verdadeiramente escolhida por Deus para o exercício deste serviço.

Os momentos de oração, os encontros comunitários e pessoais foram realizados com muita liberdade e a confiança adquirida foi recíproca.

O fato de ter explicitado com tanta propriedade o motivo da escolha do Brasil para sua primeira visita canônica e sendo em nossa fraternidade, reportou-nos às nossas raízes em Castellammares de Stabia, pois a nossa missão com os pequeninos e seus familiares não difere muito da nossa origem em Porto Salvo. Isto nos deixou muito felizes.

Em sua visita encontrou-se com o nosso arcebispo metropolitano D. Walmor Oliveira de Azevedo que a deixou muito contente e entusiasmada, com o Vigário paroquial Pe. Flávio Alves, Ordem Premonstratenses. Encontrou-se com a Sra. Adriana Rabelo, nossa contadora. Foi um encontro fundamentado com documentações esclarecedoras, agradeceu toda dedicação e empenho em favor da nossa Instituição e por ser a ponte entre a parceria. Teve um encontro reflexivo e de agradecimento com todos os nossos colaboradores. Visitou nossas crianças turma por turma, sensibilizou-se com alguns fatos e histórias de vida das crianças acontecidas durante sua visita. Teve também a oportunidade de se encontrar com alguns benfeitores e visitou a Ir. Soledade no hospital.

Durante estes dias tivemos em casa a Celebração Eucarística presidida pelo querido Pe. Caetano, participou também da Celebração Eucarística em nossa paróquia São Norberto.

Conheceu toda estrutura da Instituição, seu funcionamento e as atividades desempenhadas por cada irmã na fraternidade.

Deixou-nos palavras de esperança e encorajamento e exortou-nos dizendo que a nossa missão deve ser cada vez mais fundamentada na Palavra de Deus para que a semente possa crescer e dar bons frutos.

Sua partida causou-nos grande emoção, mas também nos deixou a mensagem de esperança de que sempre é possível recomeçar.

Por tudo demos graças a Deus.


↩ Voltar