“Alfabetizando com Números, ou Numeratizando” – INSN


 

No dia 18 de abril nossas Educadoras foram agraciadas com um curso de duração de 6 (seis) horas intitulado: “ALFABETIZANDO COM NÚMEROS, OU NUMERATIZANDO”, ministrado pela Professora Janice Rodrigues Pereira Pimenta, que tem uma vasta experiência na educação, trabalhando sempre com a Matemática em todos os seguimentos.

Hoje, ela viaja pelo Brasil afora ministrando cursos em especial nos lugares mais distantes, onde tudo parece impossível.

Deu início a sua fala com um pequeno histórico de como surgiu da Matemática.

Em sua trajetória educacional foi percebendo a lacuna existente no ensino da matemática de 0(zero) a 5(cinco) anos de idade.  Idade favorável para aquisição de conhecimento e valores através do lúdico.

Quando se trabalha o lúdico explorando todos os ambientes internos e externos, através dos brinquedos e brincadeiras, dos diversos jogos e materiais, dando sentido ao que se está fazendo, o processo da alfabetização no momento certo e na idade adequada acontece naturalmente. A partir deste processo a criança aprende a escutar, a ler e a interpretar todos os fatos e sinais.

Quando a criança não tem acesso a Matemática não consegue interpretar textos.

O foco de seu trabalho sempre foi através de suas experiências demostrar através da teoria e da prática o quanto é importante trabalhar a Matemática de 0(zero)  aos 5 (cinco) anos de idade, usando de todos os recursos naturais, jogos, brinquedos e brincadeiras.

Para as nossas educadoras foi um dia rico de embasamento teórico acompanhado de muita prática.

Puderam sentir, perceber e fazer a experiência.

Um novo caminho se desponta.

Por tudo damos sempre graças ao bom Deus.


↩ Voltar