Por que Franciscanas Alcantarinas?


jeito_viver O nome, segundo estudo das diferentes áreas das Ciências humanas e da Teologia é a expressão da Identidade de quem o recebe. Não é diferente para o nome que se escolhe para uma Entidade, Instituição, Congregação. Portanto, no desenvolvimento histórico da Congregação das Irmãs Franciscanas Alcantarinas, foram realizados estudos e reflexões para definir o nome que realmente correspondesse à identidade carismática e à espiritualidade vivida pelo primeiro grupo de irmãs que beberam, desde o início, da vertente de São Francisco de Assis e de São Pedro de Alcântara.

Por que Franciscanas Alcantarinas Franciscanas? porque a primeira jovem, Maria Luiza Russo, a quem foi confiada a responsabilidade do grupo inicial, era consagrada Terciária Franciscana, ou seja, trazia em seu “currículo oculto”, em sua maneira de ser e de viver a vida cristã, a espiritualidade proposta por São Francisco de Assis que é o Evangelho vivido integralmente, aceitando de modo especial a vida fraterna, humilde, pobre, “sem nada de próprio”. Alcantarinas porque a Congregação tem um referencial forte em São Pedro de Alcântara, uma vez que o primeiro grupo recebeu o acompanhamento espiritual dos Frades Menores Alcantarinos.

São Pedro de Alcântara foi um franciscano que se distinguiu pelo amor fervoroso à Paixão e buscou sua perfeição na pessoa de Cristo Crucificado. ? Em união com a Família Seráfica nós, Irmãs Franciscanas Alcantarinas partilhamos o projeto de vida dos irmãos e das irmãs aprovados na Regra da Terceira Ordem Regulara de São Francisco (TOR). Seguimos as pegadas de “Jesus Cristo, carresciavivendo na comunhão da fraternidade, e professamos a observância dos conselhos evangélicos”. s “com assiduidade à oração, alimentando a caridade fraterna, vivendo na verdadeira penitência e na abnegação cristã”. Observamos o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, Crucificado e Ressuscitado, na forma de vida inspirada em São Francisco de Assis e reproposta por São Pedro de Alcântara, em espírito de oração e devoção, pobreza e minorismo, fraternidade e missão. Vivendo dessa maneira, nos definimos e nos identificamos como Irmãs Franciscanas Alcantarinas.

A Congregação das Irmãs Franciscanas Alcantarinas se encontra hoje espalhada em seis países: em quase toda a Itália, Espanha, Nicarágua, Chade (África), Albânia e em cinco estados do Brasil – Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.

DSCN0702Somos felizes ao partilhar nossa vida com o povo a serviço do Reino de Deus. Nossa atuação missionária se dá no campo da educação, da catequese, do serviço social nos meios populares, acolhida a menores e a idosos, missão Ad Gentes, pastoral paroquial à qual podemos servir conforme o espírito de São Francisco de Assis, São Pedro de Alcântara e dos Fundadores.

Alimentamos nossa mística e espiritualidade na opção preferencial, audaciosa, solidária e transformadora pelos empobrecidos e excluídos, na Palavra de Deus, na Eucaristia, na oração contemplativa, nas Fontes Franciscanas e na convivência fraterna.
Afirmamos nossa identidade no compromisso e missão com a causa da justiça, da paz, da reconciliação, sendo esperança para a vida do mundo, no seguimento de Jesus.


↩ Voltar